VOLTAR

Kemp, Teruel e Luizinho defendem governo na questão indígena

MS Notícias-Campo Grande-MS
05 de Mai de 2005

Três deputados estaduais, Pedro Kemp (PT), Luizinho Tenório (PL) e Pedro Teruel (PT), saíram em defesa dos governos Lula e Zeca, há pouco, na Assembléia Legislativa, em aparte ao pronunciamento da deputada Bela Barros (PDT), com apoio inclusive de deputados governistas como Onevan de Matos (PDT) e Raul Freixes (PTB).

Kemp disse que não se poderia responsabilizar o presidente Lula pelos problemas indígenas "é analise no mínimo superficial, para não dizer demagógiga". Lembrou que há alguns anos a mortalidade infantil indígena era de 140 por mil e agora caiu para 64 por mil. "É ainda altíssima, mas significa que no passado essa situação foi de campo- de concentração", argumentou.

Lideranças indígenas, segundo Kemp, dizem que nunca se apoiou tanto as comunidades indígenas como no governo Zeca. O genocídio nas aldeias, conforme o deputado, decorre do desmantelamento do sistema de produção dos índios e ao fato de as comunicades terem ficado confinadas em pequenas áreas.

Teruel enfatizou que há 15 dias chegaram os alimentos na Funai, que, conforme alegou, não tem condições de fazer a distribuição. Afirmou que é preciso evitar julgamentos apressados. "Muita gente equivocadamente achava que as mortes de crianças indígenas era problema do Centrinho: caiu a máscara e ficou-se sabendo que estava todo mundo errado, que ali era conseqüência e não causa", disse.

Luizinho Tenório (PL) advertiu para o fato de a discussão estar eivada de interesses políticos. "É preciso evitar a antecipação da campanha eleitoral", afirmou ele.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.