VOLTAR

Kaingang reivindicam melhorias na educação

Site da Funai
Autor: (Ana Paula de Souza).
27 de Nov de 2003

Índios Kaingang dos municípios de Irai e Vicente Dutra (RS) realizaram um protesto, no último dia 25, em frente a Secretaria de Educação do Estado, para pedir melhorias na educação indígena.Aproximadamente 50 índios reivindicaram uma audiência com o Secretário de Educação, José Fortunati. Entre as exigências dos índios está a contratação de uma merendeira Kaingang, para atender aos alunos, seguindo os costumes das tribos. Os Kaingang também reclamam da estrutura da escola. Segundo eles, falta espaço para as 183 crianças e 25 jovens. "Tivemos que abrigar os alunos em um pavilhão construído para a feira de artesanato, só que o galpão é aberto e, quando chove, eles se molham", afirma o cacique Vivente. Com isso os índios querem a construção de três salas de aula na Escola Estadual de Ensino Fundamental Nân Ga, no município de Irai.

Depois do protesto os índios forma recebidos pelo Secretário de Educação e também pelo Governador Germano Rigotto, que se comprometerem a atender as suas reivindicações. E para satisfação dos índios já foi autorizado, pelo governado, o início imediato das obras para a construção de uma escola que atenderá 180 crianças. Para esta obra estima-se um gasto de R$ 101 mil.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.