VOLTAR

Kaingang abrem Feira de Artesanato no Tisac, em Florianópolis

MPF http://www.mpf.mp.br/
02 de Fev de 2018

Foi aberta na manhã desta sexta-feira, 2, em Florianópolis, a 1ª Feira de Artesanato Indígena Kaingang. A feira, que se estende até o próximo domingo, 4, estará aberta das 9h às 18h, no terminal desativado do Saco dos Limões (Tisac). Os indígenas dos três Estados do Sul do Brasil vêm a Santa Catarina nas temporadas de verão para vender seus artesanatos.

Os indígenas de Santa Catarina, do Paraná e do Rio Grande do Sul estão instalados provisoriamente no Tisac até a construção de uma Casa de Passagem definitiva em local adequado. A permanência dos artesãos indígenas e suas famílias no terminal desativado foi viabilizada a partir de acordo mediado pelo Ministério Público Federal em Santa Catarina (MPF/SC) no dia 13 de dezembro, que definiu que União, Funai, Estado e Prefeitura de Florianópolis seriam responsáveis por readequar o Tisac como abrigo provisório.

Na abertura da Feira o cacique Kaingang Eliseu Garcia, da Terra Indígena Votouro, em Benjamin Constant do Sul (RS), agradeceu o esforço do MPF/SC em intermediar a construção de uma casa de passagem. "Centenas de famílias dependem dessas vendas nesse período para sobreviver ao longo do ano", disse o cacique. Na abertura do evento indígena estiveram presentes representantes do Legislativo de Florianópolis, da Secretaria de Saúde Indígena (Sesai), da Fundação Nacional do Índio (Funai) e do MPF/SC.

Falando a repórteres que cobriam a abertura da 1ª Feira de Artesanato Indígena, a procuradora Analúcia Hartmann, do MPF/SC, que esteve na abertura, lamentou a morosidade com que vem sendo tratada a construção da casa de passagem para abrigar os indígenas. "Eles (indígenas) estão nesse local (Tisac) onde tudo é precário. Esperamos que ainda em 2018 haja por parte da União, da Prefeitura de Florianópolis, do Estado e da Funai alguma solução permanente", disse. Analúcia também parabenizou os Kaingang que organizaram por conta própria a Feira. "É uma iniciativa extremamente importante para demostrar todo o trabalho artesanal e valorizar a cultura indígena."

http://www.mpf.mp.br/sc/sala-de-imprensa/noticias-sc/kaingang-abrem-fei…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.