VOLTAR

Justiça manda índios saírem da Funasa em MT

O Globo, O País, p. 4
30 de Mai de 2008

Justiça manda índios saírem da Funasa em MT
Tribos pressionam por liberação de verba que estaria atrasada

O juiz federal José Pires da Cunha determinou a desocupação da sede da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em Cuiabá (MT), invadida por índios na segunda-feira. A decisão atende pedido da Procuradoria Jurídica da fundação, cujas atividades estavam paralisadas desde a invasão. O juiz acionou a Polícia Federal para fazer a reintegração de posse.
O protesto, liderado por índios das etnias irantxe e miki, começou para pressionar a Funasa a liberar uma parcela de R$ 887,1 mil destinada a ONG Opan (Operação Amazônia Nativa), que terceiriza o atendimento médico nas aldeias. O repasse, segundo os índios, está mais de três meses atrasado.
Desde a quarta-feira, o grupo ampliou a lista de reivindicações - entre elas está a presença do presidente do órgão, Danilo Forte, em Cuiabá.
O principal líder dos índios, Mário Gilson Irantxe, disse que o grupo deverá acatar a decisão judicial e sair hoje do prédio.
- Nossa negociação é pacífica. Mas não vamos embora sem resolver nossos problemas.

O Globo, 30/05/2008, O País, p. 4

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.