VOLTAR

Justiça faz casamento coletivo de cem casais indígenas

Campo Grande News
Autor: Sandra Luz
14 de Abr de 2008

Em uma mistura de tradições e leis da sociedade civil, cem casais de índios guarani-caiuá da aldeia Sassoró, em Tacuru, se unem em matrimônio no dia 17. A festa integra as comemorações da semana do índio e atendem a um pedido da comunidade para que os casais regularizem a situação conjugal e a dos filhos.

Dentro da tradição indígena, o juiz da comarca de Itaquiraí e a esposa aproveitam para casar durante uma cerimônia caiuá. Esta foi a forma encontrada pelo magistrado de respeitar e valorizar as tradições e a cultura indígenas.

A cerimônia começa com a tradicional dança de roda "Guaxiré". Durante o ato, o cacique-rezador faz a sua benção e ao final é repetida a dança de roda, com a participação de todos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.