VOLTAR

Justica Determina Retirada na Maior Área Grilada do País

O Globo
Autor: Ricardo Galhardo
20 de Mar de 2007

A Justiça Federal no Pará determinou a retirada imediata da empresa Incenxil da fazenda Curuá, no Sul do Pará. A Incenxil pertence ao empresário Cecílio Rêgo de Almeida e a fazenda Curuá é considerada a maior área grilada do Brasil. Com aproximadamente cinco milhões de hectares, a fazenda equivale aos territórios da Holanda e Bélgica juntas.

De acordo com o juiz Herculano Martins Nacif, todos os funcionários, sócios, prepostos e policiais militares que protegem a fazenda devem deixar imediatamente o imóvel. A multa por descumprimento à determinação é de R$ 100 mil por dia. Caberá à Polícia Federal garantir o cumprimento da sentença.

Além disso, o juiz proibiu o Ibama de pagar qualquer tipo de indenização por desapropriação de pedaços da fazenda já que, segundo a Justiça, a União e o estado do Pará são os verdadeiros donos do imóvel. A fazenda Curuá incide sobre a Reserva Extrativista Riozinho do Anfrísio, Floresta Nacional de Altamira e as áreas indígenas de Xypaia, Curuaya e Baú. As informações são do Ministério Público Federal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.