VOLTAR

Justiça condena ex-presidente e servidores do Naturatins por fraudes em autorizações para desmatamento

G1 - https://g1.globo.com/
Autor: Por G1 Tocantins
24 de Mar de 2020

O Gaeco afirma que apenas em uma das propriedades investigadas foram constatados 268 hectares desmatados irregularmente. Como as penas eram menores que quatro anos, foram substituídas por medidas alternativas.

O ex-presidente do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) Stálin Beze Bucar e dois servidores do órgão foram condenados por supostas fraudes na emissão de autorizações para desmatamento. A investigação é do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), do Ministério Público do Tocantins.

Os promotores afirmam que em apenas um dos casos houve o desmatamento ilegal de 268 hectares, o equivalente a 268 campos de futebol, em uma propriedade rural de Sucupira, no sul do estado. Autorizações emitidas para propriedades em outras sete cidades no mesmo período também estão sob investigação. Todas elas foram liberadas pelos mesmos servidores na época em que Bucar era presidente, em 2014.

O dono da fazenda de Sucupira onde o desmatamento aconteceu foi absolvido. Já o x-presidente e os servidores foram condenados a penas que variam de um ano e cinco meses até três anos e seis meses de prisão. Como as penas são menores que quatro anos, a juíza Keyla Suely Silva da Silva autorizou a conversão delas em restrições de direitos, como impedimento de fechar contratos com o poder público.

O ex-presidente Stalin Beze Bucar disse que não concorda com a decisão e que vai recorrer.

Em nota, O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) lembrou que o fato ocorreu em 2014. Segundo a direção, os representados mencionados, não trabalham mais no Naturatins. O Instituto reitera que se mantém sempre à disposição para colaborar com o poder judiciário.

Entre as irregularidades apontadas, está a ausência de fiscalização nas propriedades que tiveram autorizações liberadas e pareceres técnicos que contrariavam leis ambientais já em vigor.

https://g1.globo.com/to/tocantins/noticia/2020/03/24/justica-condena-ex…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.