VOLTAR

Justiça aguarda reforço policial para retirar gado de terra indígena

G1 - g1.globo.com
23 de Jun de 2008

Prazo para retirada dos animais venceu em março.
Arrendamento é fonte de renda para a tribo.

Índios que moram no Tocantins estão impedindo o cumprimento de uma decisão da Justiça. Eles querem evitar a retirada de criadores de gado da área de reserva. O arrendamento é fonte de renda para a tribo. Os oficiais aguardam reforço policial.

A operação de retirada do gado teria início na divisa com o estado de Goiás. Indígenas karajá, javaé e até xerente bloquearam a estrada que dá acesso aos retiros de gado. "A gente tem dívidas, por isso está tentando segurar os fazendeiros até dezembro, mas eles não querem negociar com a gente. Estamos na nossa terra", falou Maria Karajá, da aldeia Mirindiba.

A Justiça demorou nove anos para decidir pela saída dos fazendeiros. Naquela época, eram 200. Hoje, o número dobrou. O prazo para a retirada dos mais de mil animais já venceu. "Todos já sabiam da existência desse processo, da necessidade desses criadores saírem da terra indígena. O prazo de 30 dias foi dado em março. Já se passaram praticamente três meses e não há como prolongar mais isso", explicou Álvaro Manzano, procurador do Ministério Público Federal.

Os oficiais de Justiça aguardam agora reforço policial para dar início à operação. Os criadores que ainda estão na área devem pagar multa diária de R$ 500.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.