VOLTAR

Juruna vai à Funai com deputados mas não obtém licença para viajar

O Globo (Rio de Janeiro/RJ)
07 de Nov de 1980

O cacique xavante, acompanhado dos deputados Modesto da Silveira e Gilson de Barros, esteve na presidência da Funai para solicitar revisão de seu pedido de passaporte ao presidente Nobre da Veiga. Quando entraram no gabinete do presidente, encontraram também três caciques xavante: Adão, Gabriel e Warodi e em seguida chegaram também seis diretores de departamento da Fundação.
Chefe Warodi defende a Funai e questiona a liderança de Juruna, que para ele, só pensa nos outros índios e não em sua aldeia. Mário afirma convicto que o posicionamento Warodi é fruto da Fundação e que se ela fosse mesmo defensora do índio, demarcaria terras, tomaria atitudes contra os fazendeiros que roubam suas terras, apontaria os assassinos dos indígenas e defenderia seus direitos.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.