VOLTAR

Juruna espera passaporte antes de apelar à Justiça

Jornal do Brasil (Rio de Janeiro/RJ)
09 de Nov de 1980

O deputado José Costa decidiu aguardar o parecer do Departamento de Polícia Federal sobre o passaporte de Mário Juruna, para então solicitar habeas corpus assegurando-lhe o direito de viajar à Holanda para participar do júri no julgamento sobre Etnocídio e Genocídio Indígena no Tribunal Russell. O deputado alega que o pedido é destinado ao Supremo Tribunal Federal (STF) ou à Justiça de Brasília dependendo do fonte da negação (presidente da Funai: Justiça, Andreazza: STF).
O cacique xavante espera conseguir o passaporte e terá também que solicitar visto à Embaixada da Holanda.
O presidente Itamaraty não tomará conhecimento de qualquer pedido de passaporte do cacique, caso lhe seja encaminhado, o xavante terá seu caso submetido ao chefe do Departamento Consular e Jurídico do Ministério, Embaixador Victor Silveira.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.