VOLTAR

Juruna e seus xavantes no Teatro Municipal

Folha de São Paulo (São Paulo/SP)
19 de abr de 1978

Em homenagem ao Dia do Índio, a Secretaria de Cultura de São Paulo promove a primeira apresentação de dança indígena na cidade. O evento é livre e gratuito e será realizado às 21 horas dos dias 16 ao 20. São apresentadas 5 danças, que na notícia estão relacionadas a seus significados e intuitos.
É levantado um debate entre crítica e estímulo à atividade. As críticas são provindas de alguns antropólogos sobre a "redução" da cultura indígena a um "espetáculo", esvaziando seu conteúdo e folclorizando-a. Enquanto que há a ideia de que apresentar a cultura pode valorizá-la, como defendido pelo secretário da Cultura, Sábato Magaldi. Em relação à reação dos índios, observou-se estranhamento e desconforto por parte dos Xavante, que sofreram principalmente com a poluição.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.