VOLTAR

Juruna advertido para "não atacar o Brasil"

Folha de São Paulo (São Paulo/SP)
01 de Nov de 1980

A notícia é marcada por declarações de funcionários da Funai, dentre os quais o presidente, que afirma não reconhecer a jurisdição e competência do Tribunal Russell; e de Mário Juruna, que desautorizou o Conselho Indigenista, por não defenderem nem contatarem os índios.
Além disso, há um diálogo entre o presidente da Fundação Nacional do Índio, Nobre da Veiga, e Juruna. Da Veiga alerta o cacique do perigo de viajar ao exterior e atacar o governo brasileiro. Mário retruca expondo mortes de indígenas brasileiras.
Enquanto isso, críticas sobre o posicionamento da Funai emanam a ideia de que a Fundação não defende o interesse do índio, e Mário tenta outras alternativas para conseguir viajar à Holanda, como transferencia de tutela temporária, já que não aceita emancipação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.