VOLTAR

Jovens se unem pelo meio ambiente e fazem mutirão de limpeza em Pitaguary

Adital - www.adital.org.br
01 de Dez de 2008

Cerca de duzentos jovens, todos alunos dos cursos de capacitação profissional desenvolvidos pelo Movimento de Saúde Mental Comunitária do Bom Jardim (MSMCBJ), bairro de Fortaleza (CE), participarão amanhã, 29, de um grande movimento em favor do meio ambiente. Juntos, a partir das 8h, eles realizarão um mutirão de coleta de lixo na reserva indígena do povo Pitaguary, em Maracanaú (CE), num projeto denominado "Protetores do Planeta", que também reunirá os índios, liderados pelo caíque Daniel, e órgãos públicos ligados ao meio ambiente.

Durante toda a manhã, divididos em grupo, os jovens se engajarão em diversas atividades, abertas a toda a comunidade. A abertura será marcada pelo ritual indígena conhecido como Dança do Toré, seguida de palestras, oficinas e de uma gincana ambiental. Depois, cada equipe participará da coleta seletiva e, após separar todo o material reciclável, fará a doação para a reserva. As atividades serão encerradas com um almoço coletivo entre todos os participantes.

Segundo a coordenadora dos cursos profissionalizantes do MSMCBJ, Natália Martins, a idéia dessa ação de revitalização ambiental é, além da limpeza e conservação do local, promover a integração e troca de conhecimentos entre as comunidades do Bom Jardim e os Pitaguary. Através destas atividades, eles querem demonstrar que todos precisam engajar-se no combate à destruição da natureza promovida pelo ser humano.

Hoje, o MSMCBJ beneficia cerca de 400 jovens através dos seus cursos de capacitação profissional: "Jovem Aprendiz", "Clube da Oportunidade", "De Olho no nosso Futuro" e de "Informática Básica". "Nesses projetos, eles são capacitados para atuarem em várias áreas de trabalho. Então, fazem cursos de informática, de auxiliar administrativo, englobando atendimento, recepção e venda, e de atendentes na área de saúde", explica Natália.

De março até agora, uma centena de jovens foram inseridos no mercado de trabalho, após concluírem seus cursos. "Além da nossa rede de contatos, temos parcerias com empresas e instituições como o Sine/Ce e o CIEE, para facilitar essa inserção na busca pelo primeiro emprego", diz a coordenadora, lembrando que da primeira turma do "Jovem Aprendiz", a metade logo conseguiu emprego. Já na segunda, o aproveitamento foi de 100% e hoje todos estão trabalhando.

Os interessados nos projetos de capacitação do MSMCBJ devem ficar atentos, pois, de 6 a 10 de janeiro de 2009 estarão abertas as inscrições para cerca de 300 vagas nos diversos cursos oferecidos. Qualquer jovem pode participar dos cursos, que são totalmente gratuitos.

CONTATO:

(85) 3497-0892 - www.msmcbj.org.br.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.