VOLTAR

Jovens se comprometem a cuidar do meio ambiente e debatem proteção do planeta

MMA - www.mma.gov.br
Autor: Aloma Petiane
04 de Jun de 2010

Na Semana Nacional do Meio Ambiente, jovens entre 12 e 15 anos participam da Conferência Internacional Infanto-juvenil Vamos Cuidar do Planeta, de 5 a 10 de junho, em Luziânia (GO), a cerca de 50 km de Brasília.

O evento, promovido pelos ministérios do Meio Ambiente e da Educação, está em sua quarta edição. As anteriores foram em 2003, 2006, e 2009, envolvendo 20 mil escolas do País, e tem como meta despertar os jovens para que eles se comprometam com o planeta e se responsabilizem pela construção de uma sociedade sustentável. A Conferência Internacional é um projeto que se insere na Década da Educação para o Desenvolvimento Sustentável (2005-2014) da ONU.

São cerca de 400 adolescentes de 52 países que irão debater os problemas ligados às mudanças do clima e à conservação do meio ambiente. Os jovens vão redigir a Carta das Responsabilidades, propondo ações, responsabilidades e cuidados com o planeta que deverão adotar em suas comunidades.

Durante o evento, os jovens participarão de oficinas, ações, atividades culturais, diálogos interculturais e intergeracionais e exibição de filmes com temas sobre educação ambiental e sustentabilidade socioambiental.

Os adolescentes visitarão o Parque Nacional de Brasília, o Jardim Botânico, a Praça dos Três Poderes e farão uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios.

Após a caminhada, a Carta das Responsabilidades será levada ao Museu Nacional da República. Cada país que participa da Conferência Internacional assume o compromisso de realizar uma conferência nacional, com engajamento de escolas estudantes e professores para debater propostas para a preservação do meio ambiente transformando a qualidade de vida da comunidade em que vivem.

Saiba mais em http://confint2010.mec.gov.br/

http://www.mma.gov.br/sitio/index.php?ido=ascom.noticiaMMA&codigo=5843

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.