VOLTAR

Jovens sao orientados a abrir negocios sem agredir o ambiente

GM, Rede Gazeta do Brasil, p.B20
12 de Ago de 2004

Jovens são orientados a abrir negócios sem agredir o ambiente
A Fundação W K Kellogg e a ONG Serviço de Tecnologias Alternativas (Serta) realizam entre os próximos dias 16 a 20 o 2o Encontro Juventude e Desenvolvimento Local no Nordeste. O evento, programado para a cidade de Gravatá, a 80 km do Recife, espera reunir 120 profissionais de diversas instituições, nacionais e estrangeiras, que desenvolvem projetos em parceria com a Kellogg no Brasil.
A idéia é aprofundar e discutir estratégias de desenvolvimento com foco no protagonismo juvenil com base em projetos em andamento na região. O "Projeto Aliança com o Adolescente" vem sendo implantado desde 1999 em cidades da Bacia do Goitá - regiões da Mata e Agreste - focado na proposta de desenvolvimento local integrável e sustentável destacando a formação dos adolescentes para a idéia de construção de uma sociedade produtiva e com a formulação de políticas públicas corretas.
Esses programas incluem estímulos para a formação de unidades de agricultura ecológica e familiar, central de produtos e serviços, informática e cidadania, arte e cultura. As atividades já beneficiam cerca de 500 jovens. Eles atuam como voluntários e recebem capacitação para abrir negócios, gerar empregos, formar cooperativas e receber microcréditos - envolvendo também a família.
A proposta é que esses jovens sejam motivados a desenvolver suas competências pessoais e sejam capacitados para interagir no próprio meio, sem abdicar de suas raízes e migrar para outras cidades. As instituições querem viabilizar a abertura de pequenos negócios, sem agressões ao ambiente.
Caso Rejane
O exemplo de Rejane Leão, 20 anos, aluna da primeira turma de Agentes de Desenvolvimento Local é tido como a mais notória referência: ela transformou o sítio do pai, de 12 hectares, em Glória do Goitá (85 km do Recife), num espaço para cultivo de produtos orgânicos. O trabalho dela começou com recuperação do solo, sem práticas predatórias como as queimadas e nem uso de agrotóxicos. O negócio deu certo e alguns dos irmãos de Rejane, que foram tentar a vida em São Paulo, voltaram para Glória do Goitá. A venda dos produtos é realizada em feiras promovidas pelo próprio Serta, com apoio da Aliança. O projeto Aliança com o Adolescente também funciona no Médio Jaguaribe, no Ceará e Baixo Sul, na Bahia.
São 18 municípios em todo Nordeste, onde vivem 500 mil habitantes - um quarto deles está na faixa entre 12 a 19 anos. Também participam da ação o Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES), o Instituto Ayrton Senna (IAS), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Petrobras Distribuidora (BR) e já ganhou prêmios, como o Itaú-Unicef.
Fundação Kellogg
A Fundação Kellogg foi instalada em 1930, em Michegan (EUA), por Will Keith Kellogg. Tem programas nos EUA, América Latina e África. Na América Latina atua desde o início da década de 40. Desde então, já apoiou aproximadamente dois mil projetos - a maior parte de desenvolvimento local e focados na juventude, em três áreas geográficas prioritárias (América Central e Caribe; Nordeste brasileiro; e região andina do Equador, do Peru e da Bolívia).

GM, 12/08/2004, p. B20

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.