Funai
05 de Nov de 2007
Jovens indígenas de 20 etnias do Mato Grosso vão lançar no II Seminário de Adolescentes Indígenas em Situação de Risco Social o Horto Florestal de Sementes Nativas da Região Centro Oeste - "Juventude Indígena Realizando Sonhos", com o objetivo de promover a articulação dos Povos Indígenas da região Centro Oeste, para a proteção do patrimônio cultural e debater a questão da propriedade intelectual, visando a proteção dos conhecimentos tradicionais, associados ou não à biodiversidade. O encontro será realizado no período de 4 a 11 de novembro na Aldeia Umutina em Barra do Bugres (MT).
Para os jovens indígenas de Umutina, o Horto de Sementes vai propiciar o acesso aos recursos adaptados aos diferentes agroecossistemas como forma de melhorar as condições de vida, bem como possibilitar o aprendizado no gerenciamento de projetos e manutenção de espécies de alimentos tradicionais. A implantação do Horto também refletirá na educação com a implantação do Ensino Médio Integrado Profissionalizante na área de agricultura, com um laboratório de estudos e pesquisas que servirá ainda, para pesquisa dos acadêmicos indígenas da Universidade do Estado de Mato Grosso.
O Horto de Sementes também vai produzir mudas de espécies nativas e exóticas para projetos de recuperação das áreas degradadas da região e reimplantação da mata ciliar dos rios que atravessam as Terras Indígenas. O Horto terá ainda a função alternativa de complementação alimentar e geração de emprego e renda para as famílias da comunidade.
No próximo encontro em 2008 serão distribuídas as mudas nativas aos Povos Indígenas da Região Centro Oeste, para que recuperem suas áreas degradadas e revitalizem a alimentação tradicional.
A Prefeitura Municipal de Barra do Bugres é parceira dos indígenas e durante o encontro vai assinar um Termo de Cooperação Técnica e Financeira com as organizações indígenas OTOPARÈ, Escola Indígena Julá Pare, UNIPKPB, ASCUM, CEI-MT e a Funai de Cuiabá
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.