VOLTAR

JOVENS INDÍGENAS DA BAHIA ORGANIZAM-SE

Cimi-Brasília-DF
15 de Set de 2005

Jovens do povo Tupinambá da Serra do Padeiro realizaram o Seminário da Juventude Tupinambá na Aldeia Serra do Padeiro, entre os dias 09 e 11 de setembro. Em palestras, trabalhos em grupos e oficinas, discutiram a questão da terra relacionada a sua organização e a políticas públicas. "A terra é fundamental para a sobrevivência de todos os povos indígenas e o governo e os nossos inimigos vêm tratando a nossa mãe terra como moeda de negociação, precisamos nos organizar e nos fortalecer para barrar este avanço contra os nossos territórios. A nossa cultura tem que ser fortalecida e incentivada por nós jovens. Temos que conhecer melhor as nossas tradições e conversar e respeitar mais com os nossos anciãos, mas exigimos também respeito e valorização por parte de nossas lideranças", concluíram.

Os jovens, que pretendem realizar um segundo seminário no próximo ano, comprometeram-se a melhorar os canais de diálogo com os velhos e lideranças para fortalecer a luta, e investir em sua formação para participar de forma qualificada nas discussões sobre políticas públicas. Querem participar ativamente do movimento indígena, incentivar a criação de uma Comissão de luta por terra dos índios da Bahia e criar um conselho de lideranças jovens dos índios do estado. Tudo isso para discutir e encaminhar questões ligadas a cultura, política e terra.

Entre outras ações, planejam "se contrapor contra todos os grandes projetos que atingem as nossas aldeias, a exemplo das construções de barragens, transposição do São Francisco, plantio de eucalipto, grandes condomínios hoteleiros, minerações e outros".

Querem também buscar formas de gerar sua autonomia nas aldeias, "para garantir as nossas lutas com independência", segundo texto de sua carta final.

Também participaram do seminário jovens dos povos Pataxó Hã-hã-hãe, Tuxá, Tumbalalá, Pataxó do Extremo Sul da Bahia, representantes da Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo (Apoinme), estudantes e entidades de apoio.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.