VOLTAR

Jovens indígenas cearenses expõem fotografias no Porto Iracema das Artes

Diário do Nordeste http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/
11 de abr de 2018

Uma mostra reunindo imagens produzidas por jovens dos povos Tapeba, Tremembé, Jenipapo Kanindé, Tabajara, Kanindé, Pitaguary estará aberta a visitação a partir desta quarta (11) na Galeria Leonilson, no Porto Iracema das Artes. O espaço recebe a Exposição da Juventude Indígena, sob a curadoria do fotógrafo Iago Barreto, ex-aluno da Escola.

A programação de abertura da exposição inicia às 14h, no auditório do Porto, com uma fala de lideranças indígenas representadas pela Comissão de Juventude Indígena do Ceará (Cojice), que tem pautado comunicação e arte em suas aldeias. Participarão, também, parceiros do movimento indígena como a Associação Para o Desenvolvimento Local Co-Produzido (Adelco) e Iago Barreto. Logo após, o povo Tapeba realiza uma manifestação cultural com Dança Guerreira, no Hall do café, às 15h. A partir das 16h as obras poderão ser conferidas pelo público na Galeria.

A exposição traz uma seleção de cerca de 30 obras feitas por 17 fotógrafos e dois coletivos indígenas. As imagens mostram a diversidade do olhar dos jovens que, por meio do acesso aos equipamentos digitais, puderam explorar o cotidiano das aldeias, os eventos, retratar seus familiares e amigos a partir de suas próprias perspectivas.

Esta é a primeira exposição no Estado a reunir fotos feitas pelos próprios jovens indígenas de diversas etnias. A mostra ficará aberta ao público até o dia 11 de maio na Galeria Leonilson, antiga sala A1 do Porto, adaptada especialmente para abrigar mostras de artes visuais. A escolha do nome para o espaço é uma homenagem a José Leonilson Bezerra Dias (1957-1993), artista cearense que atuou como pintor, desenhista e escultor, cujo trabalho se tornou referência na arte contemporânea brasileira.
Mais informações:

Abertura da Exposição da Juventude Indígena do Ceará, na Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160)
Programação:
Dia 11 de abril
14h - Fala de lideranças Indígenas no Auditório
15h - Manifestação Cultural com dança guerreira do povo Tapeba, no Hall do café
16h - Abertura da exposição
Visitação até 11 de maio. Gratuito

http://diariodonordeste.verdesmares.com.br/cadernos/caderno-3/online/jo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.