VOLTAR

Jovens debatem políticas públicas no DF

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Luciene de Assis
15 de Dez de 2015

Conferência Nacional de Juventude tem como tema "As várias formas de mudar o Brasil"

Começa em Brasília, nesta quarta-feira, (16/12), e segue até sábado (19/12), a 3ª Conferência Nacional de Juventude (3ConfJuv), com o tema "As várias formas de mudar o Brasil". O evento reunirá, no Estádio Mané Garrincha, a partir das 17 horas, jovens de todo o Brasil, com idade entre 15 e 29 anos, para debater as propostas levantadas durante o processo preparatório.

Na abertura está prevista a participação do ex-presidente do Uruguai Pepe Mujica, além de ministros de Estado, entre outras autoridades. Para favorecer a realização desta 3ConfJuv, o Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério da Educação (MEC), incentivou a realização de mais de 40 conferências livres em todo território nacional em busca de contribuições ao Plano Nacional Juventude e Meio Ambiente (PNJMA). Os debates visaram, inclusive, tornar a proposta amplamente conhecida entre a juventude brasileira.

CONFERÊNCIAS LIVRES

Nesses espaços de diálogo e consulta, incentivados pelo MMA, foi possível reunir cerca de 400 propostas ao PNJMA e estabelecer contato com mais de 196 organizações locais, regionais e nacionais, que realizam projetos e ações de/com/para a juventude e o meio ambiente. Em três meses de intensa mobilização, foi possível, também, apresentar o PNJMA para mais de 1.700 pessoas.

As conferências livres de juventude e meio ambiente visaram, ainda, receber contribuições à Campanha Nacional sobre Produção e Consumo Sustentável com a Juventude, que será lançada em 2016. Todo esse processo se configurou em consulta pública, que ouviu jovens de diversas realidades, como das áreas urbanas e periferias das grandes cidades; da agricultura familiar; de povos e comunidades tradicionais, como os indígenas, quilombolas e caiçaras; jovens universitários e do ensino médio; de Unidades de Conservação; jovens extrativistas; de regiões atendidas pelo Programa Bolsa Verde e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec); de regiões de fronteira; das áreas mais expostas à poluição e mais vulneráveis às mudanças climáticas, entre outros.

PARTICIPAÇÃO

A coordenadora de Juventude do Ministério do Meio Ambiente (MMA), Marccella Berte, explica que os jovens vão participar diretamente das decisões referentes ao Plano Nacional de Juventude na etapa nacional. Segundo Marccella, a questão ambiental é muito presente na vida da juventude, mas, às vezes, não é percebida, ou não se traduz em uma bandeira de luta, como a melhoria da educação ou o passe livre. "Um ambiente saudável, com qualidade de vida e, sobretudo, a conservação de recursos naturais, é fundamental para que haja o desenvolvimento da juventude do presente e, também, das futuras gerações de jovens", acrescentou.

Marccella Berte esclareceu que a sociedade civil que debate o tema é muito diversa, pois reúne jovens que vivem na floresta, na cidade, no litoral ou no sertão. "São jovens em situação de vulnerabilidade social, embora existam aqueles que compõe um setor social mais favorecido", afirmou. "O maior desafio é ir além da consciência e partir para atitudes e mudanças mais concretas e que não dependam somente dos jovens, embora eles possuam uma força muito grande para pressionar por mudanças, principalmente em setores como o de governo e de empresas".

PREPARAÇÃO

Como atividade preparatória, encerrou-se nesta terça-feira, 15/12, a Etapa de Povos e Comunidades Tradicionais realizada no Hotel Carlton. O evento contou com a participação de representantes da juventude dos povos e comunidades tradicionais, que discutiram temas como uma educação diferenciada e mais voltada à sua realidade, culturas e tradições, o êxodo, a violência, e a perspectiva de valorização de suas tradições e culturas.

Apesar de já ter sido arquivada, a PEC 215 (que buscava retirar do Poder Executivo a atribuição de demarcar terras indígenas) e a nova Lei da Biodiversidade também foram alvo de amplos esclarecimentos por envolverem questões relevantes para esse segmento da população. O encontro visou debater políticas públicas específicas. Foi, também, a primeira vez que o governo federal reuniu em Brasília jovens de mais de 20 segmentos de povos e comunidades tradicionais.

Ações do MMA durante a 3ConfJuv
- 14 e 15 /12 - Etapa de Povos e Comunidades Tradicionais.
- 16/12 - Lançamento e distribuição de Revistas Juventude e Meio Ambiente no 2.
- 17/12 - das 14h às 17h - Apresentação do PNJMA no Grupo de Trabalho.
- Dia 18/12 - das 14h às 17h - Arena de debate: "Juventude Produção e Consumo Sustentáveis: para mudar o campo a cidade, as florestas e as águas (participação do teólogo e ecologista Leonardo Boff);
- Dia 18/12 - das 18h às 22h - Oficina de Educomunicação para trabalhar o ODS 12 (produção e consumo sustentável) com o público jovem, produção de fanzines, fotografias e vídeos.

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.