VOLTAR

Jovens contribuem para campanha educativa

MMA - http://www.mma.gov.br
Autor: Cristina Avila
20 de Jan de 2016

Atividade debaterá, nesta sexta-feira, em Porto Alegre, princípios que orientam as boas práticas de produção e consumo sustentáveis.

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai lançar neste ano uma campanha nacional com abordagem em produção e consumo sustentáveis. Para preparar essa ação, o MMA buscará subsídios junto a jovens que participarão de uma oficina temática, realizada como atividade de Pré-Campanha, nesta sexta-feira (22/01), durante o Fórum Social Temático, que segue até sábado (23/01), em Porto Alegre (RS).

"Queremos ideias e mensagens criativas", relata a coordenadora de Juventude do MMA, Marccella Berte. Ela explica que a campanha que será lançada neste ano está em fase de preparação, e que para isso "é muito importante dar atenção às opiniões e reflexões dos jovens, que reivindicam mudanças no atual modelo de produção e consumo".

Durante esta edição comemorativa do Fórum Social Mundial, que completa 15 anos, a atividade reunirá jovens participantes de movimentos sociais para conversarem sobre o tema, em uma oficina de Educomunicação Socioambiental. O termo designa atividades que integram práticas de educação e comunicação, para eficiência da produção e veiculação de mensagens. A iniciativa tem apoio institucional do MMA e do Ministério da Educação.

A oficina foi idealizada com o propósito de levantar sugestões para a campanha nacional, que ainda não tem data de lançamento, e está sendo preparada pelo Ministério do Meio Ambiente e PNUMA. "O objetivo desse encontro no Fórum Social é também difundir os princípios que orientam as boas práticas de produção e consumo sustentáveis", acrescenta Marccella Berte.

Participa da oficina o ativista Rafael Franco, 31 anos, que cursa gestão da informação na Universidade Federal do Paraná e integra o coletivo de comunicação popular e rádio livre Rádio Gralha. Com experiência em diagramação e usuário de software livre para edições em multimídia, desde 2007, ele vai falar sobre conceitos e práticas midiativistas em diversas plataformas. Em seguida, por meio da metodologia "aprender fazendo", vai expor ferramentas para confecção de GIFs e memes, além de ensinar a criar guias no estilo "como fazer", para estimular a divulgação dos temas que estão sendo debatidos no FSM.

PARA PARTICIPAR:

Data: 22/01/2016 (sexta-feira)
Horário: 08h30
Local: CEMT Paulo Freire - Sala 14 - Porto Alegre (RS)
Informações sobre o Fórum Mundial Social

http://www.mma.gov.br/index.php/comunicacao/agencia-informma?view=blog&…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.