VOLTAR

Jovem é preso ao entrar com maconha em aldeia de Japorã

Midiamax News - www.midiamax.com
Autor: Kátia Kuratone, da redação e J. Silva, de Japorã
05 de Ago de 2008

Indígenas da etnia Guarani, da aldeia Porto Lindo, localizada a 22 quilômetros do município de Japorã, flagraram ontem por volta das 9 horas, L.C., de 22 anos, quando tentava entrar com quase dois quilos de maconha na aldeia. Depois de detido, o rapaz, que não teve o nome divulgado e que não tinha autorização para entrar na aldeia, foi entregue a policiais militares acionados pelos índios.

Segundo informações locais, na aldeia existem quatro pontos de controle que funcionam 24 horas, como uma espécie de segurança. Tudo organizado pelos próprios indígenas e com o conhecimento Funai (Fundação Nacional do Índio).

O rapaz foi detido em um destes pontos, onde foi revistado. Os índios encontraram na mochila dele, vários papelotes de maconha que estavam prontos para ser revendidos. L.C. teria alegado que a droga seria para consumo, mas não teria convencido os índios.

De acordo com informações das lideras indígenas local, desde que a portaria editada pelo presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Márcio Meira, que restringe a entrada de pessoas não-índias nas aldeias da região Sul de Mato Grosso do Sul foi divulgada, sendo que para adentrar as terras indígenas é necessário autorização da Funai, não houveram mais registros de suicídios ou crimes de homicídios motivados pelo uso de bebida alcoólica na aldeia Porto Lindo.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.