VOLTAR

Jogos urbanos vão reunir 10 comunidades

Douradosagora
26 de Abr de 2007

CAMPO GRANDE - O sucesso da primeira edição, realizada no ano passado, levou a Fundação Municipal de Cultura (Funesp) a organizar para o próximo final de semana a segunda edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande, com provas que resgatam as tradições e a cultura dos primeiros habitantes do país.

A festa deve reunir cerca de 500 indígenas de 10 comunidades. Quatro etnias vão estar representadas: Guató, Guarani, Kadiwéu e Terena. A abertura oficial está marcada para às 19h30, no Praça Belmar Fidalgo, com a presença do prefeito Nelsinho Trad e autoridades da área desportiva.

A concentração dos atletas está marcada para as 18h. Durante abertura, haverá o desfile das equipes, do fogo simbólico, o hasteamento das bandeiras, danças típicas apresentadas pelos indígenas e, para encerrar o evento, uma partida de futebol society entre as comunidades do Jardim Anache e Água Bonita.

Os jogos acontecem durante todo o domingo (29), no Parque Sóter. A programação deve durar todo o dia, com início previsto para as 8h30, horário a partir do qual os atletas estarão concentrados. Os participantes devem ter mais de 15 anos de idade.

Às 9h acontecem a largada das corridas de 80 metros, nas categorias feminino e masculino e também a largada da prova de 1.600 metros masculino.
Ás 9h30 - prova da lança e, simultaneamente, a disputa de cabo de guerra nas duas categorias, masculina e feminina.
Às 10h - prova de arco e flecha. Às 10h30 - futebol society. Às 12h - intervalo para o almoço. Às 13h30 - futebol society. Às 15h - voleibol masculino e feminino.

As equipes vencedoras dos 2o Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande vão receber troféus e medalhas. A equipe que conquistar o maior número de vitórias fica com o troféu geral.

Segundo a chefe da divisão de apoio ao esporte educacional da Funesp, Ludimila de Oliveira Alencar, os jogos vão servir para integrar indígenas e comunidade. "A primeira edição dos jogos foi um sucesso, então resolvemos perpertuar esta festa de integração e em comemoração do Dia do Índio", explicou Ludimila.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.