VOLTAR

Jogos Urbanos Indígenas serão disputados no domingo na Capital

Diário Digital http://www.diariodigital.com.br/
Autor: Luany Mônaco
12 de Abr de 2018

Será realizada no próximo domingo, dia 15 de abril, a 12ª edição dos Jogos Urbanos Indígenas de Campo Grande. Dezoito comunidades irão disputar cinco modalidades, são elas: arco e flecha, lança, futsal, futebol de campo e cabo de guerra. As meninas podem participar em apenas três modalidades, as coletivas.

Estão inscritos 500 atletas de 18 comunidades diferentes. Darcy Ribeiro, Estrela do Amanhã, Jardim Noroeste, Jardim Inápolis, Feira Indígena, Vivenda do Parque, Tarsila do Amaral, Futuro da criança, Água Bonita, Acadêmicos-UCDB, jardim Anache, São Jorge da Lagoa, Kadweu, Associação Indígena das Artesãs, Água Funda, Acadêmicos Indígenas-UFMS, Marçal de Souza e Movimento Indígenas Unidos Capital são as comunidades participantes.

Para o presidente do Conselho Municipal Transitório dos Direitos dos Povos Indígenas (CMDDI), terena Élcio da Silva Júnior, os jogos representam a união dos indígenas urbanos. "Mesmo distante de nossas aldeias não nos esquecemos da nossa essência e vamos participar deste momento esportivo e cultural, porque jamais deixaremos de ser quem somos - indígenas. Além de ser uma oportunidade de nos encontrarmos", disse.

De acordo com o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra, o evento busca fomentar a prática esportiva e fortalecer a identidade indígena. "Estamos retomando os Jogos Urbanos Indígenas com o objetivo de criar um espaço de esporte e lazer que incentive a prática esportiva e a valorização da identidade indígena", afirma.

Os Jogos Indígenas Urbanos de Campo Grande serão disputados no Parque Sóter a partir das 8h do dia 15 de abril. O regulamento e programação estão disponíveis no site da Funesp.

(Com informações da assessoria da prefeitura de Campo Grande)

http://www.diariodigital.com.br/esportes/jogos-urbanos-indigenas-serao-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.