VOLTAR

Jogos Indígenas terão participação de 18 equipes e 500 atletas

Correio do Estado https://www.correiodoestado.com.br/
Autor: ALINE OLIVEIRA
11 de Abr de 2018

Em alusão ao mês de abril, quando se comemora o dia do índio, serão realizados eventos para valorização da cultura da comunidade, que totaliza 10 mil pessoas, somente na capital de Mato Grosso do Sul.

No dia 15 de abril, será realizada a 12ª edição dos jogos indígenas que acontecerá no Parque do Sóter, no dia 15 de abril, das 8h às 17h.

Foram confirmadas a participação de 18 comunidades, totalizando 500 atletas. Entre as modalidades disputadas estão: futebol, futsal, lança, cabo de guerra, e arco e flecha.

As provas serão coordenadas pela Funesp (Fundação Municipal de Esportes) e tem objetivo de desenvolver o intercâmbio esportivo entre a comunidade indígena e valorizar o caráter educativo e comunitário das competições coletivas.

Confira os grupos participantes: Darcy Ribeiro, Estrela da Amanhã, Jardim Noroeste, Jardim Inapolís, Feira Indígena, Vivenda do Parque, Tarsila do Amaral, Futuro da Criança (Jd. Noroeste), Água Bonita, Acadêmicos - UCDB, Jardim Anache, São Jorge da Lagoa, Kadweu, Associação Indígena das Artesãs, Água Funda, Acadêmicos Indígenas - UEMS, Marçal de Souza e Movimento Indígena Unidos Capital.

"A programação deste ano retoma a competição trazendo provas coletivas como o futsal e o futebol, além de resgatar as provas tradicionais da cultura indígena, como Arco e Flecha, Lança e Cabo de Guerra, com o objetivo de criar um espaço de esporte e lazer que incentive a prática esportiva e a valorização da identidade indígena", ressaltou o diretor-presidente da Funesp, Rodrigo Terra.

VALORIZAÇÃO CULTURAL

Outro evento programado na próxima semana acontecerá na Subsecretaria de Defesa dos Direitos Humanos, que lançará no dia 19 de abril, das 8h às 12h, o Dia da Valorização da Cultura Indígena.

https://www.correiodoestado.com.br/cidades/jogos-indigenas-terao-partic…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.