VOLTAR

Jogos Indígenas iniciam nesta sexta na aldeia Kumenê

Secom AP - http://www4.ap.gov.br/
Autor: Mário Tomaz
05 de Ago de 2011

Competição visa valorizar a sabedoria da cultura indígena, uma forma de celebrar e manter vivas as manifestações praticadas pelos antepassados, que deve ser transmitida de geração a geração

Os Jogos Indígenas iniciam nesta sexta-feira, 5, na aldeia Kumenê, no município de Oiapoque. Os Jogos são realizados pelo Governo do Amapá por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), Funai, Secretaria de Transportes, Secretaria de Administração, Funasa e Prefeitura de Oiapoque. A iniciativa visa valorizar a sabedoria da cultura indígena, uma forma de celebrar e manter vivas as manifestações praticadas pelos antepassados, que deve ser transmitida de geração a geração.

Nesta quarta-feira, 4, uma equipe do Núcleo de Esporte, Participação e Aventura viajou para a aldeia Kumenê a fim de organizar o evento em parceria com a comunidade indígena. A competição será realizada na Região Norte e também no Parque Nacional Montanhas do Tumucumaque, sendo que a final ocorrerá na aldeia do Manga, também no município de Oiapoque, em novembro.

Segundo o secretário dos Povos Indígenas, Coaracy Maciel, cerca de 300 atletas, entre homens e mulheres, estarão participando da competição nas diversas modalidades que incluem Futebol, Voleibol, Arco e Flecha, Cabo de Guerra, Canoagem, Atletismo, Corrida de Tora, Arremesso de Lança, Subida do Açaizeiro, Natação, Zarabatana, Pintura Corporal e Contos de Mitos. "O evento é uma grande oportunidade de integração entre as diferentes etnias e também a valorização dos costumes e tradições dos povos indígenas", concluiu.

Coaracy Maciel disse ainda que durante os três dias de festa a aldeia de Kumarumã vai reunir mais de 3 mil índios das etnias Galibi Marworno, Galibi Calinã, Palikur e Karipuna, entre outras. "O governo é o principal apoiador desta festa, graças à determinação do governador Camilo Capiberibe realizaremos uma belíssima festa para receber a comunidade indígenas", afirmou Coaracy.

Os Jogos dos Povos Indígenas são um evento de competição esportiva criado em 1996 através de uma iniciativa indígena brasileira, do Comitê Intertribal - Memória e Ciência Indígena (ITC), com o apoio do Ministério do Esporte do Brasil.

Para o secretário de Desporto e Lazer, Luiz Pingarilho, que nesta sexta-feira representará o governador na abertura da programação, este é o resultado de uma nova administração que respeita suas etnias e mostra através do esporte que é possível atender às necessidades do povo amapaense, e principalmente das comunidades indígenas. \"E temos certeza de que será mais uma jogada de primeira da administração do governador Camilo\", finalizou.

Confira programação dos Jogos Indígenas 2011

Data: 5/8/2011
Horário
08h
Cerimônia de Abertura
Fala das Autoridades:
Cacique da Aldeia Kumenê;
Prefeito do Município de Oiapoque;
Secretário da Sedel;
Secretário dos Povos Indígenas/SEPI.

Dança do Turé
Jogo de Futebol Masculino
Jogo de Futebol Feminino
Cabo de Guerra Masculino
Cabo de Guerra Feminino

Tarde 14h
Natação Masculino e Feminino
Canoagem Masculino e Feminino
Corrida de 3.000m
Corrida de 1.500m

Data: 6/8/2011 (sábado)
Horário
08h - 12h30
Futebol Feminino
Zarabatana Masculino e Feminino
Futebol Masculino
Arco e Flecha Masculino e Feminino
Arremesso de Lança
Subida no Açaizeiro

14h - 17h30
Decisão do Cabo de Guerra Masculino
Decisão do Cabo de Guerra Feminino
Corrida de Jamaxi
Corrida de Tora
Contos e Lendas
Pintura Indígena

Data: 7/8/2011 (domingo)
Horário
08h - 11h
Final do Futebol Feminino
Final do Futebol Masculino

http://www4.ap.gov.br/jsp/noticias/news.jsp?ref=14193&dtDay=2011-08-05

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.