VOLTAR

Jogos Indígenas empolga público em Pernambuco

Funai
27 de Nov de 2007

O pôr-do-sol e a lua cheia surgindo no mar da praia de Boa Viagem, em Recife (PE), serviram como cenário para que os índios Karajá e Xicrin, primeiros a chegar para o IX Jogos dos Povos Indígenas, celebrassem o acendimento do fogo sagrado. O ritual realizado na sexta (23/11) simboliza a integração entre os povos participantes das competições que serão realizadas no decorrer da semana. O tema desta 9ª edição dos jogos é "Água é vida, direito sagrado que não se vende". Trazido pela primeira vez a Pernambuco o evento busca a valorização e fortalecimento da cultura indígena, por meio do esporte e da interação entre diferentes etnias.

A arena montada na praia do Bairro Novo, em Olinda (PE), foi lotada pelo público que prestigiou a abertura dos Jogos, no sábado (24). A cerimônia foi abençoada com uma prece de um representante da etnia Karitiana, seguida da entrega do fogo simbólico a um atleta do povo Pareci, pela competidora e cacique Dorinha Pankara. Uma a uma, as etnias participantes foram apresentadas à platéia pernambucana, que vibrou com a beleza das vestimentas, pinturas corporais e indumentárias características de cada povo. Dando seqüência à programação dos jogos, os indígenas cantaram o Hino Nacional durante o hasteamento das bandeiras do Brasil, Pernambuco, Recife e Olinda. Durante essa semana (24 a 28/11), serão 26 povos indígenas de diversas regiões do Brasil competindo em modalidades tradicionais de cada etnia, além do futebol de praia, único esporte disputado no Campo da Torre, em Recife.

Saudando os competidores desta edição dos Jogos Indígenas, pronunciaram-se o presidente do Comitê Intertribal, Marcos Terena; o Ministro do Esporte, Orlando Silva; o governador de Pernambuco, Eduardo Campos; a chefe de gabinete da Funai, Salete Miranda; o presidente da Funasa, Danilo Fortes; o vice-prefeito de Recife, Luciano Siqueira; e a prefeita de Olinda, Luciana Santos.

Fórum Social

Integrando a programação da 9ª edição dos Jogos Indígenas, será realizado o Fórum Social Indígena, entre os dias 25 e 28 de novembro, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão). Sérgio Mamberti, Secretário da Identidade e da Diversidade Cultural, do Ministério da Cultura, falou sobre as perspectivas para o resgate e autonomia indígena. "Os jogos de Olinda e Recife mostram claramente que cada vez mais a sociedade brasileira está conhecendo esses povos, que estiveram na invisibilidade por muito tempo", falou Mamberti. O secretário destacou o reconhecimento do cacique Kanoá Kamayurá como grande mestre da arquitetura, condecorado com a Ordem do Mérito Cultural no início deste mês.

Confirmando as palavras de Mamberti, o líder indígena Jeremias Xavante falou sobre o apoio que as comunidades indígenas têm recebido do governo no resgate e promoção de suas tradições. "Tive a oportunidade de ouvir da boca do Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, nosso amigo, que neste segundo mandato ele iria dar prioridade a nós, e é isso o que ele está fazendo", afirmou Jeremias.

O Ministério da Cultura se incorpora à programação dos Jogos Indígenas com orientações sobre o Prêmio Culturas Indígenas 2007 - edição Xicão Xucuru, que premiará com até R$ 24 mil, 100 iniciativas de comunidades e organizações indígenas que realizam ações de fortalecimento cultural. As informações ficam disponíveis no estande do MinC montando na arena em Olinda, onde as competições são realizadas. Na quinta-feira (29), das 8h às 12h, haverá uma oficina de capacitação para as etnias presentes, interessadas em participar do concurso, no Ginásio de Esportes Geraldo Magalhães (Geraldão), no Recife, local de alojamento para os grupos.

Outra ação do MinC será a mostra do projeto Vídeo nas Aldeias, que exibirá três vídeos diariamente, nos dias 24, 25, 30 de novembro e 1o e 2 de dezembro, a partir das 19h, no Parque do Carmo (Praça da Preguiça), em Olinda. Os filmes são resultado do processo de apropriação da linguagem audiovisual e do uso do vídeo por diferentes etnias indígenas brasileiras.

Os Jogos dos Povos Indígenas são uma realização do Ministério do Esporte, Governo do Estado de Pernambuco e Comitê Intertribal de Memórias e Ciência Indígena, em parceria com os ministérios da Cultura, Educação, Justiça e Saúde, além da Funai, Prefeitura do Recife e de Olinda.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.