VOLTAR

Jogos Indígenas de Amambai têm início na próxima sexta-feira (9)

Amambai Notícias (MS) - thhp://www.amambainoticias.com.br
06 de Jan de 2015

Amambai (MS) - Acontece nessa sexta-feira (9), na Aldeia Indígena Guapoy (Aldeia Amambai), a abertura da 12ª edição dos Jogos de Integração Indígena (Joind). O Joind é uma olimpíada indígena realizada pela Associação de Jovens Indígenas Guarani/Kaiowá em Ação (JIGA) em parceria com a Prefeitura Municipal de Amambai e outras entidades com foco para as comunidades indígenas Guarani Kaiowa da região Conesul do Estado de Mato Grosso do Sul a ser realizada entre os dias 9 a 18 de janeiro de 2015, tendo como sede a escola municipal Polo Indígena Mbo'Eroy Guarani Kaiowá.

O Estado de Mato do Grosso sul possui a segunda maior população indígena do país, levando em conta esta situação, a JIGA, promove o Joind desde o ano de 2003, com o objetivo de promover o congraçamento do esporte através de uma olimpíada indígena no município de Amambai.

O município de Amambai conta com três aldeias indígenas, (aldeia Amambaí, Limão Verde e Jaguari), e atualmente conta com aproximadamente 12 mil índios da etnia Guarani Kaiowa. O projeto Joind vem de encontro aos anseios dos mesmos, onde o principal motivo desta realização e promover uma atividade de cunho social, esportivo e cultural, proporcionando as comunidades participantes alternativas destinadas à valorização e fortalecimento da Cultura Indígena regional.

http://www.amambainoticias.com.br/esportes/jogos-indigenas-de-amambai-t…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.