VOLTAR

Jogos Indígenas começam hoje com 600 participantes

O Liberal
18 de Ago de 2006

Araguaia - Índios Navajos, que vieram dos EUA, se impressionam com grandeza do evento

A programação dos III Jogos Tradicionais Indígenas do Pará será aberta hoje, na Praça da Bíblia, centro da cidade de Conceição do Araguaia, a partir das 18 horas. Das 16 etnias previstas para participar do evento, seis já estão instaladas nos alojamentos construídos na Praia das Gaivotas. A expectativa da coordenação dos jogos é pela participação recorde de público, considerando que a movimentação na cidade e na arena dos jogos já é intensa. Ontem, foram realizadas as obras finais de construção da arena olímpica, faltando apenas os testes de som e iluminação. Cerca de 600 índios de 13 etnias paraenses e três convidadas vão participar da maior celebração étnico-desportiva e cultural indígena.

Os índios Matis (Amazonas) foram os primeiros a chegar em Conceição do Araguaia. O líder Binam Matis disse que está muito feliz em participar da festa e que o esforço da viagem está sendo válido pela troca de conhecimento com outros irmãos índios. Os Matis são convidados especiais da festa e vão fazer a exibição da zarabatana, um instrumento de caça feito em madeira com comprimento de quatro metros. O povo Matis habita a região do Vale do Javaré. A população é de 360 índios. Alguns dele, como o índio Ceunym Matis, não fala português e mantém a tradição do uso do adorno primitivo, cuja aparência assemelha-se a uma onça. 'Nós, os mais jovens, mudamos a pintura, mas os antigos não mudaram', explicou Binam Matis, herdeiro do cacique Binam Matis, seu tio.

Outra etnia que também veio de muito de longe para os jogos é a nação Wai-Wai, de Orimiximiná. O líder Iranildo Wai-Wai disse que vale a pena o esforço e que poder participar dos jogos é uma honra muito grande para seu povo. Bastante assediado pelos estudantes, que estavam em trabalho escolar, Iranildo se mostrou receptivo e ainda ensinou algumas palavras em sua língua para as crianças. Durante os jogos, o povo Wai-Wai irá participar das competições de canoagem, natação e corrida de 100 metros. Para não fazer feio, o líder garante que seus guerreiros e guerreiras treinaram bastante.

Os índios da nação Navajo, dos Estados Unidos, que estão em Conceição do Araguaia para participar do fórum indígena, visitaram a arena olímpica. A impressão do grupo, segundo explicou o ministro da Educação Navajo, Leland Leonard, é de que os Jogos realmente promovem a integração cultural dos povos indígenas paraenses e do Brasil.

A programação seguirá com futebol e exibição de modalidades tradicionais como arco e flecha e luta corporal.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.