VOLTAR

Jogos de smartphone na Colômbia ensinam crianças sobre as culturas indígenas

Rádio Yandê radioyande.com
08 de Jan de 2018

"O conhecimento antigo, incorporado em histórias indígenas agora tem um espaço interativo com aplicações da Ancient Wisdom. Contos mágicos de antepassados, uma aplicação para pais e filhos para compartilhar um tempo de jogo e aprendizagem. Saiba como funcionam os mundos dos animais e dos seres humanos e como se conectam uns aos outros através de portais místicos, conhecidos como origem do fogo e da água, semeados e mais explicados. Explore belas cenas estabelecidas em diferentes ecossistemas habitados por comunidades indígenas na Colômbia e descubra a diversidade que cada comunidade se comprometeu a preservar compartilhada com as novas gerações. Inclui 4 histórias interativas com seus próprios personagens da Colômbia. Encontre mais 4 histórias na segunda parte da aplicação."

Ancient Wisdom faz parte de uma serie de jogos educativos desenvolvidos com apoio de cientistas e pesquisadores, uma forma criativa de unir tecnologia dos games em valorização de culturas indígenas colombianas.

Disponíveis para iOS e dispositivos Android, o projeto é financiado pela Sura Foundation, que também enviou cerca de 200 professores para escolas para educar crianças sobre culturas ameaçadas do país. A Organização Nacional Indígena da Colômbia (Onic) aponta 35 grupos étnicos em risco de extermínio físico e cultural. Na comunidade Wayuu em La Guajira, na costa do Caribe, crianças morrem todas as semanas de desnutrição.

Um dos objetivos dos games é mostrar a riqueza cultura existente e conscientiza os jogadores, que devem resolver enigmas, desenham personagens das histórias culturais, aprendem línguas indígenas e suas culturas.A iniciativa inspira pessoas de diferentes regiões e países servindo como exemplo de projeto destinado ao público infantil.

Desenvolvidas como material educacional para crianças e adolescentes, aplicações digitais e cartilhas educativas também estão sendo utilizadas na Colômbia para resgatar culturas indígenas do país. O projeto Sabiduría Ancestral Indígena ocorre desde 2010 por meio do Grupo Sura.

Contribuindo para o conhecimento e reconhecimento dos povos indígenas para tornar-se parte da educação formal das crianças. A pesquisadora Cecilia Duque e um grupo de 20 pessoas trabalharam em oito comunidades indígenas das etnias: Wayuu, Kogi, Kuna, Guambia, Embera, Carripaco, Huitoto e Sukuani.

As cartilhas ajudam promover a educação intercultural, cada livro tem oito seleções ou guias com conteúdos diferentes em culturas e ecossistemas que habitam. Já as aplicações digitais são usadas como processo de aprendizagem para crianças.Profissionais das áreas de antropologia, língua, história, ecologia e literatura foram capacitados para inserção desses materiais didáticos digitais em suas aulas. O objetivo é que seja implementado no âmbito do currículo das instituições de ensino colombianas.

Essas aplicações digitais já estão disponíveis e podem ser baixados sem custo, em lojas virtuais AppStore e Google Play.

http://radioyande.com/default.php?pagina=blog.php&site_id=975&pagina_id…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.