VOLTAR

Jericoacoara realiza oficina de permacultura

ICMBio - http://www.icmbio.gov.br/
09 de Mar de 2017

Evento abordou práticas de compostagem e discutiu a gestão dos resíduos sólidos na vila

O Parque Nacional de Jericoacoara, unidade de conservação (UC) administrada pelo ICMBio no Ceará, e o permacultor Tiago Bezerra, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Estadual da Lagoa da Jijoca (Sema-CE), promoveram, com o apoio do centro de windsurf Club Ventos, uma oficina de permacultura para os moradores da região.

O evento, realizado no último fim de semana na sede da UC, abordou conceitos básicos e práticas de compostagem e minhocultura (atividade que utiliza minhocas para conversão de resíduos sólidos em húmus, um excelente adubo orgânico). A oficina contou com a participação de 17 pessoas, entre moradores da Vila de Jericoacoara e do município de Jijoca de Jericoacoara, além de duas servidoras e do chefe do parque, Jerônimo Martins.

O objetivo do encontro foi introduzir o tema aos participantes e discutir a gestão de resíduos sólidos orgânicos, apresentando possíveis soluções para o problema da destinação dos mesmos na vila, que é circundada pelo parque nacional. Jericoacoara é classificada como a terceira unidade de conservação mais visitada do país e considera-se que o aumento da população flutuante da vila, proveniente do turismo, a distância e a dificuldade de acesso à sede do município contribuem para o incremento da produção desses resíduos, gerando um problema ambiental.

A partir da oficina foi constituído um grupo que visa organizar um Curso de Design em Permacultura (PDC) na localidade. Jerônimo Martins acredita que tal iniciativa "contribuirá para a formação de atores locais aptos a discutir a gestão da Vila e do Parque Nacional de Jericoacoara, compatibilizando conservação e turismo", ressaltou o chefe da unidade.

http://www.icmbio.gov.br/portal/ultimas-noticias/20-geral/8751-jericoac…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.