VOLTAR

Jecinaldo é pré-candidato

A Crítica (AM) - http://www.acritica.com.br/
Autor: Tereza Teófilo
03 de Dez de 2009

O secretário de Estado para os Povos Indígenas, Jecinaldo Sateré-Mawé (PMN), foi indicado pelo movimento indígena do Amazonas para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) nas eleições de 2010.

A indicação foi anunciada ontem no encerramento do Fórum Amazonas Indígena (Forind) intitulado "Fortalecimento das Organizações Indígenas para o Etnodesenvolvimento", promovido pela Seind, no auditório do Sebrae, no Centro de Manaus.

Além de Jecinaldo, outros dois nomes foram colocados em votação na plenária pelos indígenas; o do secretário-executivo da Seind, Bonifácio José Baniwa e Adir Tikuna, supervisor para a Região do Alto Solimões da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

Jecinaldo que está há apenas quatro meses à frente da Seind teve a aprovação de 90% dos participantes do encontro.

"Esse assunto me surpreendeu porque inclusive não estava previsto na pauta do encontro. Eu não sabia que tinha tanta adesão. Meu nome foi apenas sugerido. Não posso dizer que sou candidato porque estaria cometendo um crime", justificou Jecinaldo.

Substituto

Enquanto os caciques políticos do Estado insistem em alegar que a eleição de 2010 não está na ordem do dia, as lideranças indígenas aproveitaram para antecipar também as discussões em torno do nome do substituto de Jecinaldo, quando o mesmo vier a se desincompatibilizar do cargo de secretário até o final de março para disputar uma vaga na ALE.

Segundo colocado na indicação dos participantes do Fórum, Adir Tikuna diz não abrir mão do direito de substituir Jecinaldo, mas o secretário fez questão de lembrar que caberá ao governador Eduardo Braga (PMDB) promover a nomeação. "Foi o governador quem me nomeou. Podemos propor nomes. O Adir também teria espaço", disse o secretário.

http://www.acritica.com.br/content/not-detail_busca.asp?materia_id=1548…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.