VOLTAR

Javaé não impediu combate de incêndio na Ilha do Bananal

Site da Funai
30 de Set de 2003

A Fundação Nacional do Índio convocou reunião quinta-feira (25) com o Ibama para resolver o atrito entre o órgão e a comunidade indígena Javaé no Tocantins. Os índios foram oficialmente acusados pelo Ibama de terem impedido a entrada das brigadas de incêndio na Ilha do Bananal semana passada. O Coordenador Geral de Proteção às Terras Indígenas da Funai, Wagner Tramm, técnico enviado para a negociação, disse que os Javaé não impediram o combate ao incêndio em momento algum, "mas reivindicam antigas pendências e compromissos assumidos e não cumpridos pelo Ibama.

A reunião originou um acordo composto por 11 itens apontados pelos Javaé. O primeiro deles foi o pedido de retratação do Ibama para a imprensa nacional, esclarecendo "que os índios Javaé jamais impediram o ingresso do Ibama em sua terra (Iny Webohonã) para combater ao incêndio." A tribo também reclamou da entrada de brigadistas armados nas terras e pediu o agendamento de uma reunião para tratar da Gestão Ambiental Compartilhada. Tal projeto foi proposto pela Funai há mais de dois, mas o Ibama nunca chegou a discuti-lo. Sua a finalidade é organizar a participação da comunidade próxima das unidades de conservação do Tocantins, para que haja maior preservação ambiental. Tramm, destacou como um dos problemas a falta de ação preventiva.
((Leilane Alves)-Site da Funai-30/09/03)

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.