VOLTAR

IV Treinamento de Manejo de Quelônios da Amazônia é realizado pelo Ibama em Juruti/PA

Ibama - http://www.ibama.gov.br
30 de Ago de 2012

Acontece durante esta semana (27 a 31/08) o IV Treinamento em Educação Ambiental e Manejo Integrado de Quelônios em Juriti, no Pará. Participam do curso os parceiros ambientais, que são representantes de 26 comunidades envolvidas no Programa de Manejo Integrado de Quelônios (PMIQ), resultado da Cooperação entre o Ibama e Alcoa World Alumínio S.A., com apoio da Fundação de Tecnologia e Geoprocessamento Florestal (Funtec/DF) e parceria com a Prefeitura Municipal de Juruti. O treinamento é realizado pelo Ibama e ocorre nas instalações do Sítio Água Boa, cerca de dez quilômetros da cidade de Juruti.

O curso é a primeira etapa de um processo que precede a temporada de manejo de quelônios 2012/2013. Em decorrência do regime de chuvas ocorridas este ano que provocou grande enchente em toda a região amazônica, as praias começaram a surgir na última quinzena de julho, consequentemente, no final do mês de agosto as tartarugas iniciam a postura dos seus ovos nas praias da região Juruti e seu entorno. Em seguida, os locais das desovas serão marcados e protegidos, pelos parceiros ambientais, até a soltura, que ocorrerá em fevereiro de 2013. No ano de implantação do programa em Juruti, 2007, foram devolvidos à natureza sete mil filhotes e estavam envolvidas no projeto dez comunidades. Em 2011, mais de 63 mil filhotes voltaram aos rios locais com o envolvimento de 26 comunidades. O Programa Quelônios da Amazônia (PQA) é responsável por recuperar os estoques naturais de quelônios em várias áreas da Amazônia.

Devolver filhotes de tartarugas da Amazônia à natureza é apenas um dos objetivos do programa, que promove a conservação dos quelônios por meio da estruturação de modelos de uso sustentável, visando a inclusão social das comunidades usuárias e a manutenção de processos ecológicos básicos para a melhoria da qualidade ambiental. Com isso, o programa o constrói, junto com os comunitários, alternativas econômicas sustentáveis para que as comunidades possam sobreviver com dignidade. Os desafios da implementação do projeto envolvem outros setores da cadeia produtiva regional, desenvolvendo produtos regionais com grande potencial, como o processamento do pescado, farinha de banana, pequenos objetos de madeira, adensamento florestal das várzeas e de terra firme, ecoturismo, agricultura familiar, apicultura, criação de pequenos animais como fonte de proteína, inclusão dos produtos oriundos das comunidades na merenda escolar em parceria com as prefeituras e outras alternativas.

O Projeto Quelônios da Amazônia em Juruti é um tipo de gestão compartilhada, onde há o envolvimento da União com o município e financiamento da iniciativa privada em benefício da sociedade local, com o objetivo de recuperar as populações de quelônios que foram exploradas, a exaustão, pelas próprias comunidades da região ao longo dos anos.

As atividades desempenhadas na região de Juruti, envolvem tema como Manejo de Quelônios in situ e ex situ; Pesquisa; Tecnologias Sustentáveis; Educação Ambiental Permanente; Projeto Clubinho da Tartaruga, que tem como público alvo crianças, jovens e educadores; Fiscalização Integrada; Envolvimento das Comunidades; Articulação interinstitucional: Semma, Semed e Emater; Financiadores e Parcerias Institucionais Diversas. As espécies de quelônios manejadas são: tartaruga da Amazônia, tracajá, pitiú e iaçá.

http://www.ibama.gov.br/publicadas/iv-treinamento-de-manejo-de-quelonio…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.