VOLTAR

Iteraima fala em resposta definitiva para aqueles que não foram assentados

Folha de Boa Vista - http://www.folhabv.com.br
12 de Fev de 2014

O presidente do Iteraima, Leocádio Vasconcelos, informou que o objetivo é atender a demanda das pessoas que buscam nos órgãos uma resposta definitiva para resolver seus problemas. "Isoladamente não estávamos conseguindo resolver as questões, que por vezes era do Incra e às vezes do Iteraima. Por isso resolvemos formar essa comissão com técnicos do Incra, Iteraima e Terra Legal para que se possa trabalhar em parceria e tentar resolver a questão dessa gente.

Ele explicou que, nesse primeiro momento, será feito um levantamento das famílias que foram desalojadas da terra indígena e os que já foram reassentados. "Conhecendo o universo dos que ainda estão pendentes, vamos buscar alternativa e terras que possam resolver a situação dessa gente", frisou.

Para ser ter um parâmetro de como atender a demanda de cada família desalojada, a comissão vai a campo em busca das pessoas que constam nas listas do Iteraima e do Incra. Será traçado um perfil do desintrusado e assim destinado à agricultura familiar ou produtor rural.

"De acordo com o perfil traçado, se for para ser reassentado em projeto de assentamento ou agricultura familiar, será atendido pelo Incra. Mas se o perfil for de fazenda, então vai se buscar área nas glebas já repassadas para o Estado", afirmou destacando que, embora o Estado ainda não seja detentora de todas as glebas, caso precise assentar neste local, o Estado faz parceria com o Incra.

Quanto ao tamanho de terras que o Estado tem hoje disponível para assentamento dos desintrusados, Leocádio Vasconelos disse que é prematuro falar. "Primeiro temos que conhecer quantas pessoas estão pendentes, qual seria a área suficiente para atender a todos, pois depende do tamanho das áreas que essas pessoas ocupavam antes de serem despejadas e esse levantamento vai mostrar esse universo", disse.

Segundo ele, a comissão vai tratar apenas do perfil para reassentamento e quanto as indenizações e benfeitorias é de competência da Funai (Fundação Nacional do Índio). "Nem Incra, nem Iteraima trabalha com essa parte de indenizações e benfeitorias", frisou. (RR)

http://www.folhabv.com.br/Noticia_Impressa.php?id=165567

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.