VOLTAR

Isolado Piripkura faz contato e é atendido em Ji-Paraná.

Comin (RS) - http://www.comin.org.br/
Autor: Nelson Deicke
24 de Ago de 2007

Dois índios isolados conhecidos como sendo do povo Piripkura fizeram contato recente com moradores da Fazenda Mudança, no município de Colniza no Mato Grosso, possivelmente porque um deles estava doente. Funcionários da FUNAI se deslocaram até o local e levaram o indígena à Casa de Saúde do Índio de Ji-Paraná, sendo encaminhado para tratamento médico, com diagnóstico de cálculo biliar. Depois de passar por uma cirurgia, se encontra em recuperação.

Esta não é a primeira vez que estes índios fazem contato com os não-indígenas. Segundo informações do Conselho Indigenista Missionário, há notícias de contato com três índios desse grupo. Uma mulher que foi encontrada pela Funai em 1985 na fazenda Mudança, que hoje tem o nome de Rita e é casada com um Karipuna de Porto Velho e dois homens (um de nome Tape) que foram levados doentes para Ji-Paraná pela FUNAI em 1997. Depois do tratamento foram levados de volta à sua área tradicional, desaparecendo na mata. Localizam-se na região entre os rios Madeirinha, Branco e Roosevelt.

A Frente de Proteção Etnoambiental Madeirinha da Funai atua nessa região e já pediu a interdição da área, o que até o momento ainda não foi feito pelo órgão indigenista. Fazendas tomaram conta das terras onde vivem e circulam estes indígenas.Tape, na época do primeiro contato, contou - na língua Kawahib que é compreendida pelos Karipuna - que seu grupo foi massacrado e procura pelos sobreviventes. Os índios Gavião, do município de Ji-Paraná, relatam que era um grupo grande, que vivia próximo de suas terras.

Assim como este há ainda no estado de Rondônia e Mato Grosso outros grupos de índios isolados em risco de extinção dado aos inúmeros massacres já sofridos e que ainda enfrentam no processo da colonização, aliados ao risco iminente de terem o restante de suas terras transformadas em pastagens.O COMIN e a organização indígena Padereehj reforçaram o pedido da Frente de Proteção Etnoambiental solicitando ao Departamento de índios isolados da FUNAI a imediata interdição da área para posterior demarcação.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.