VOLTAR

ISA lança catálogo Circuito Quilombola

Palmares - http://www.palmares.gov.br
09 de Abr de 2012

ISA lança catálogo Circuito Quilombola

Por Ascom/FCP

Os brasileiros ganharam uma oportunidade única de fazer turismo de base comunitária e ao mesmo tempo conhecer a cultura afro-brasileira. O Circuito Quilombola do Vale do Ribeira é um roteiro turístico que envolve os territórios quilombolas André Lopes, Ivaporunduva, Mandira, Pedro Cubas, Pedro Cubas de Cima, São Pedro e Sapatu. Todas as comunidades são certificadas pela Fundação Cultural Palmares(FCP).
Realizado pelo Instituto Socioambiaental (ISA), em parceria com as comunidades quilombolas, o projeto formado por 65 atrativos culturais, naturais e gastronômicos, também conta com o calendário de festas quilombolas para promover a geração de renda nas comunidades.
No entanto, a expectativa dos quilombolas vai além do retorno econômico do projeto. "O turismo é para ser só mais uma fatia no bolo que é o orçamento familiar", afirmou Ditão, liderança quilombola de Ivaporunduva. "As coisas em relação ao turismo foram acontecendo conforme a necessidade, devagarzinho",acrescentou. Para Edvina Tiê, a Diva, de Pedro Cubas de Cima, o turismo deve servir também para manter os jovens na comunidade e envolvê-los nas questões comunitárias.
Segundo Maurício de Carvalho, técnico responsável pelo projeto, "ao mesmo tempo que possibilita ao visitante conhecer a história de luta dos quilombos pela manutenção de sua cultura e de seus territórios, o Circuito Quilombola permite às pessoas participar do cotidiano das comunidades, observando seus conhecimentos tradicionais, visitando as belezas naturais e contribuindo para preservar as riquezas da sociobiodiversidade da região".
Os interessados em visitar o Circuito Quilombola devem agendar a visita com no mínimo 10 dias de antecedência. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail circuitoquilombola@quilombosdoribeira.org.br ou pelo site www.circuitoquilombola.org.br.
Com informações do ISA.

http://www.palmares.gov.br/?p=18982

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.