VOLTAR

ISA estuda produção de energia eólica na Raposa Serra do Sol em RR

G1.globo - g1.globo.com/rr/roraima
08 de Abr de 2013

ISA estuda produção de energia eólica na Raposa Serra do Sol em RR
Projeto Cruviana é desenvolvido em parceria com a UFMA e CIR.
Torres para medição do vento foram instaladas em três comunidades.

Vanessa Lima Do G1 RR

A capacidade de geração de energia eólica - produzida a partir da força dos ventos - na Terra Indígena Raposa Serra do Sol é objeto de estudo desenvolvido pelo Instituto Sócioambiental (ISA), em parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e Conselho Indígena de Roraima (CIR).
O Projeto Cruviana começou a ser desenvolvido em fevereiro deste ano com a instalação de torres para medição do vento nas comunidades Tamanduá, Maturuca e Pedra Branca, localizadas na região denominada das Serras, município de Uiramutã. Os próprios indígenas foram integrados no projeto e são bolsistas de pesquisa.
Segundo Ciro Campos, biólogo do ISA e coordenador do estudo, a região nordeste de Roraima aparece no Atlas do Potencial Eólico Brasileiro, lançado em 2001 com o selo do Governo Federal. Dezembro, janeiro e fevereiro são os meses onde os ventos em Roraima são os mais fortes do país.
Os primeiros resultados obtidos com o Projeto Cruviana foram satisfatórios, de acordo com ele, e apontaram que a região está dentro da faixa de geração que vai de 6 a 9 metros por segundo. "O objetivo é mostrar que é possível diversificar a geração de energia", diz o coordenador do estudo.
Diante das discussões sobre a construção de hidrelétricas e mini usinas dentro e fora de áreas indígenas, o estudo vem para mostrar o potencial que o Estado possui para produção de energia eólica. "Tem impactos sociais e ambientais sim, porém são muito menores que os causados pela construção de hidrelétricas", pontua.
Campos informou que a pretensão é sensibilizar o governo para ampliar o estudo e ter um reflexo de todo o Estado. "Queremos mostrar a importância de investir na energia do vento, que é uma vocação natural do Estado", diz.
De início, o interesse do CIR, que é contrário a construção de hidrelétricas em terras indígenas e apoia o Projeto Cruviana, é atender as comunidades da Raposa Serra do Sol com energia eólica. Atualmente, geradores são utilizados e não há energia 24h. A produção em larga escala é cogitada, só que em outra ocasião..

G1.globo, 08/04/2013

http://g1.globo.com/rr/roraima/noticia/2013/04/isa-estuda-producao-de-e…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.