VOLTAR

ISA constrói lista de indicadores de sustentabilidade das UCs da Amazônia

ISA - www.socioambiental.org
23 de Mar de 2010

O workshop pretende construir um sistema de monitoramento para prover a sociedade civil e as instituições (públicas e privadas) de informações sobre a sustentabilidade socioambiental das Unidades de Conservação (UCs) da Amazônia Legal. Para isso foi formada uma rede de colaboração entre instituições dos diferentes setores da sociedade brasileira (ONGs, governos e academia) para contribuir com informações que permitam a aplicação dos indicadores. O projeto, que amplia a capacidade de geração, análise e disseminação de conhecimento, é realizado pelo ISA no âmbito da parceria com a Fundação Moore (EUA).

Um total de 118 instituições com iniciativas diretamente voltadas para UCs, incluindo o DF e os nove estados da Amazônia Legal, foram reunidas em seis fóruns. Além disso, um Grupo de Trabalho (GT) permanente e constituído por nove especialistas foi criado para discutir e avaliar o processo de construção desse sistema diante do cenário atual das UCs. Para traduzir o conhecimento acumulado ao longo desses fóruns em um sistema de indicadores, que irão compor o sistema de monitoramento socioambiental das UCs da Amazônia, será realizado o workshop "Indicadores de Sustentabilidade Socioambiental de Unidades de Conservação", com cerca de 40 participantes, divididos em grupos temáticos por área de competência e atuação.

O debate, com representantes do governo federal, organizações da sociedade civil, instituições internacionais e universidades, vai gerar um conjunto de perguntas indicadoras para aplicação-piloto em UCs de Proteção Integral e de Uso Sustentável na região do Baixo Rio Negro (AM) e na Terra do Meio (PA).

http://www.socioambiental.org/nsa/detalhe?id=3047

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.