VOLTAR

Iphan exonera Juliano Valente da superintendência do órgão no AM

A Crítica - http://acritica.uol.com.br
09 de Ago de 2011

A presidência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) exonerou o superintendente do órgão no Amazonas, Juliano Valente. A exoneração foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (09). Também foi exonerada a coordenadora técnica da superintendência Ghislaine Raposo Bacellar.

A assessoria de imprensa do Iphan, em Brasília, disse que o órgão ainda não divulgou quem vai ficar interinamente como titular da superintendência. A saída de Juliano Valente, segundo a assessoria, ocorre por "decisões administrativas".

O portal acritica.com apurou que um interventor enviado de Brasília deverá assumir o cargo.

Juliano Valente assumiu o cargo de superintendente do Iphan em 2009. Na sua gestão, o processo de tombamento do Encontro das Águas foi iniciado, mas somente após ingresso de uma ação do Ministério Público Federal (MPF) na justiça federal.

A ação foi resultado de uma representação popular formulada por membros do movimento social que defendem o tombamento.

Na semana passada, a saída de Juliano Valente já estava sendo sinalizada, sobretudo após ele ter dado autorização para que o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) liberasse o licenciamento ambiental para o Porto das Lajes, empreendimento previsto para ser construído no Encontro das Águas.

Em entrevista exclusiva dada ao portal acritica.com., o titular do Iphan, Luiz Fernando Almeida, disse que esta decisão caberia apenas à própria presidência do órgão, conforme acordado anteriormente. O Encontro das Águas foi tombado pelo Iphan como patrimônio cultural e natural em novembro de 2010.

http://acritica.uol.com.br/amazonia/Amazonia-Amazonas-Manaus-Iphan-Juli…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.