VOLTAR

INVESTIMENTO DE R$ 2,5 MI EM TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS

Fax Aju http://www.faxaju.com.br/
03 de Jul de 2018

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) formalizou nessa segunda-feira (02) a assinatura de 98 novos contratos para aplicação de créditos no terceiro território quilombola de Sergipe.

Os contratos, que atendem a famílias do quilombo Lagoa dos Campinhos, no município de Amparo do São Francisco, garantem um investimento de pouco mais de meio milhão de reais em créditos para a comunidade. "Lagoa dos Campinhos é um dos quilombos com maior potencial produtivo do estado e, certamente, o início desse processo de investimento em créditos contribuirá para impulsionar o trabalho realizado pela comunidade", analisou Sany Mota, chefe da Divisão de Ordenamento da Estrutura Fundiária do Incra em Sergipe (Incra/SE).

Os recursos são referentes aos créditos da linha "Apoio Inicial", anteriormente disponibilizada pela autarquia federal exclusivamente para suprir as necessidades iniciais de famílias assentadas. "A extensão dos créditos do Incra para os territórios quilombolas é um marco no processo de desenvolvimento dos nossos quilombos. Uma conquista determinante para o futuro, que é fruto da organização e de uma luta histórica dessas famílias", afirmou Sany.

Pioneira no pagamento de créditos para famílias quilombolas em todo o país, a superintendência sergipana do Incra iniciou a aplicação de recursos em novembro do último ano, atendendo a 60 famílias da comunidade de Mocambo, em Porto da Folha. Este ano, com a assinatura de novos contratos em abril, outras 120 famílias de Mocambo e 200 de Serra da Guia, em Poço Redondo, foram contempladas.

Com a consolidação de 98 novos contratos em Lagoa dos Campinhos, a autarquia atinge a marca de 478 famílias atendidas com créditos em territórios quilombolas sergipanos, num investimento total de cerca de R$ 2,5 milhões.

Calçamento e novos créditos

Para estimular ainda mais o desenvolvimento produtivo em Lagoa dos Campinhos, Incra e prefeitura municipal de Amparo do São Francisco assinaram também um termo de cooperação técnica.

Pelo documento, o governo municipal irá disponibilizar profissionais que visitarão o território quilombola para a elaboração de projetos produtivos para a comunidade. Os projetos, analisados e aprovados pelo Incra, permitirão o acesso das famílias de Lagoa dos Campinhos a outras linhas de crédito oferecidas pela autarquia, como o Fomento Produtivo e o Apoio Mulher. "É mais uma parceria importante que celebramos, que garantirá maior agilidade no atendimento às famílias quilombolas. Um trabalho conjunto, que demonstra a sensibilidade do governo municipal e o esforço do Incra para que os recursos cheguem a quem produz, contribuindo para o desenvolvimento de todo o território", explicou Gilson dos Anjos, superintendente regional do Incra/SE.

Além da assinatura dos contratos de concessão de créditos, as famílias de Lagoa dos Campinhos receberam, também nessa segunda-feira, as obras de calçamento executadas na comunidade.

O trabalho, realizado pela prefeitura local, garantiu o calçamento de vias e áreas de lazer e convivência do quilombo.

Localizado às margens do rio São Francisco, o quilombo Lagoa dos Campinhos é cercado por lagoas e possui grande produção de peixes, hortaliças, mandioca e milho, além de uma relevante criação bovina.

http://www.faxaju.com.br/index.php/2018/07/03/garantido-investimento-de…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.