VOLTAR

Inventário Florestal deve começar este ano em Sergipe

SFB - http://www.florestal.gov.br
29 de Jun de 2012

O Inventário Florestal Nacional (IFN), iniciativa coordenada pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB) para conhecer a qualidade a quantidade dos recursos florestais do país, deve ajudar a monitorar a dinâmica da desertificação em Sergipe.

Pelo menos 177 pontos do estado terão sua vegetação mapeada por meio do IFN, sendo que uma parte maior deles deverá ser alocada em regiões suscetíveis à desertificação. O IFN será realizado em todo o país a cada cinco anos.

"O Inventário permitirá conhecer a dinâmica desses processos na região e auxiliar na formulação de políticas públicas orientadas a mitigar os efeitos da desertificação", afirma o gerente de Informações Florestais do SFB, Daniel Piotto, que participou de reuniões com órgãos do governo estadual nos dias 25 e 26/6 sobre a implementação do IFN.

O Inventário Florestal envolverá a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) - com quem o SFB já assinou um acordo de cooperação -, a Administração Estadual do Meio Ambiente (Adema) e Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Coleta

A previsão é de que o trabalho de coleta de dados em campo tenha início no segundo semestre deste ano. O treinamento para as equipes que farão o levantamento no estado será realizado em uma unidade de conservação próxima a Aracaju.

Em cada um dos 177 pontos de amostragem, as equipes vão medir a altura e diâmetro das árvores, identificar as espécies, coletar material botânico, medir a biomassa, entre outros. A etapa de campo também prevê entrevistas com moradores a até dois quilômetros de distância dos pontos amostrais, com o objetivo de conhecer a percepção da população sobre os recursos florestais.

O resultado desses trabalhos gerará uma base de dados que permitirá monitorar a situação dos recursos florestais em todo o país. Além de Sergipe, o Serviço Florestal também já assinou um acordo com o Ceará. Parcerias serão feitas com todos os estados da região nordeste.

Paraná

Um trabalho semelhante ao que será feito com os órgãos estaduais de Sergipe foi realizado com o governo do Paraná. Entre os dias 13 e 15 de junho, o SFB reuniu-se com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento do Estado do Paraná (Seab), Herbário de Curitiba, Universidade Federal do Paraná (UFPR) e Embrapa Florestas.

O estado também se prepara para começar os trabalhos de campo. A visita tratou de questões administrativas e técnicas prévias ao início dessa atividade, como a definição da metodologia para levantamento das florestas plantadas, meios para formalizar a parceria com o Herbário de Curitiba, e realização do controle de qualidade do levantamento em campo.

Além de Sergipe e Paraná, o SFB já firmou acordos com o Ceará, Rio de Janeiro e vem negociando novos acordos com Rio Grande do Sul e Bahia. O estado de Santa Catarina foi o primeiro a concluir o Inventário. O Distrito Federal é a segunda unidade da federação mais adiantada nos trabalhos. O levantamento de campo já foi encerrado e agora se caminha para a análise e divulgação dos dados.

http://www.florestal.gov.br/noticias-do-sfb/inventario-florestal-deve-c…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.