VOLTAR

Invasores permanecem em parque

CB, Cidades, p.34
18 de Nov de 2004

Invasores permanecem em parque
As 122 famílias que ocupam irregularmente o Parque Ecológico Ezechias Heringer, atrás do ParkShopping, conseguiram suspender uma operação de retirada organizada pelo Governo do Distrito Federal. Às 8h de ontem, cerca de 150 homens da Polícia Militar, Secretaria de Parques (Comparques) e Siv-Solo, com caminhões e tratores, se preparavam para promover a retirada. Mas uma liminar obtida pelos moradores impediu a ação.
Uma hora antes da chegada dos tratores, 80 moradores começaram a queimar pneus e pedaços de madeira em frente ao portão de entrada do local. Às 11h30, o Siv-Solo foi informado que uma liminar concedida pela 2ª Vara de Fazenda Pública autorizava a permanência dos ocupantes no local.
Aceitamos sair daqui, mas queremos que os critérios para a retirada sejam seguidos, ressalta Carlos de Araújo, presidente da Associação de Chacareiros do Parque do Guará, grupo que representa as famílias. Por exemplo: exigimos ganhar outra área para construirmos nossas casas e, também, indenização pelas benfeitorias.
A área total do parque tem 306 hectares e, segundo o subsecretário de Operações da Comparques, Alberone Farias, será totalmente desocupada. Ele afirma que a degradação ambiental naquela no local é grave. Há oficinas, chiqueiros e até marmorarias aí dentro. Tudo isso está contaminando as inúmeras nascentes, alerta.

CB, 18/11/2004, p. 34

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.