VOLTAR

Invasão

OESP, Nacional, p. A7
24 de Dez de 2003

Invasão

Em Mato Grosso do Sul, mil índios kaiowás-guarani invadiram a Fazenda Agrolac, em Iguatemi. Eles exigem a ampliação da aldeia Porto Lindo, de 1.600 hectares para 9.470 hectares. A invasão começou segunda-feira e desde ontem os índios impedem a entrada de qualquer pessoa no local.

O administrador regional da Funai, Willian Rodrigues, passou o dia tentando contornar a situação, sem sucesso. A Agrolac pediu reintegração de posse na Justiça, mas os caciques que chefiam o grupo afirmam que não deixarão a fazenda pacificamente. Eles não consideram que realizaram uma invasão, mas sim retomaram as terras definitivamente.
Segundo a Funai, o processo de demarcação está em fase de conclusão. (Colaborou João Naves de Oliveira, especial para o Estado)

OESP, 24/12/2003, Nacional, p. A7

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.