VOLTAR

Interesse Público conta a história de quilombolas que ajudaram a construir Brasília

MPF http://www.mpf.mp.br
07 de Dez de 2018

A construção de Brasília, nos anos 1950, inspirou pessoas de todas as regiões do país a concretizar o sonho da nova capital. Os quilombolas de Mesquita foram atraídos pela oportunidade e ajudaram a construir a cidade. No entanto, após o crescimento da especulação imobiliária e a valorização das terras no entorno da recém erguida sede, eles não tiveram o reconhecimento pelo trabalho exercido. Ainda hoje precisam lutar para defender o local onde vivem na Cidade Ocidental, em Goiás.

A luta pela terra também faz parte do cotidiano dos indígenas da etnia Pankararu, de Pernambuco. Há 40 anos eles conseguiram a demarcação do território que, no entanto, continua ocupado por posseiros. O IP desta semana mostra que a retirada de 300 famílias do local está provocando conflitos na região.

No Rio de Janeiro, a preocupação é com a ação de policiais que participam da intervenção federal desde fevereiro deste ano. O MPF continua de olho na proteção dos direitos humanos.

O IP também entrevistou a procuradora da República no Distrito Federal Luciana Loureiro sobre o programa Mais Médicos.

Em todo o país, idosos ainda enfrentam dificuldades para fazer valer benefícios previstos no Estatuto do Idoso, entre eles, o que garante a gratuidade ou desconto de 50% em passagens de ônibus interestadual a quem tem mais de 60 anos e renda de até dois salários mínimos. Acompanhe na reportagem o que o MPF tem feito para garantir o cumprimento da lei.

Onde assistir - O Interesse Público é veiculado nacionalmente pela TV Justiça aos domingos, às 17h30, com reprises ao longo da semana. O programa também é retransmitido por emissoras parceiras nos estados do Pará, São Paulo, Tocantins, Espírito Santo, Sergipe, Rio de Janeiro, Acre, Paraíba e Rio Grande do Sul. Você também pode acompanhar o programa pela internet, no site da TV Justiça, ou acessar as reportagens no canal do MPF no YouTube.

O IP é uma revista eletrônica semanal produzida pela Secretaria de Comunicação da Procuradoria-Geral da República, em parceria com a produtora Chá com Nozes e com a colaboração das unidades do MPF em todo o país. Para críticas e sugestões, fale conosco pelo endereço eletrônico: pgr-interessepublico@mpf.mp.br.

http://www.mpf.mp.br/pgr/noticias-pgr/o-interesse-publico-conta-a-histo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.