VOLTAR

Intercâmbio médico beneficia atendimento aos indígenas

Agora MS
27 de Nov de 2007

O pólo-base de Aquidauana, da Coordenação Regional da Funasa de Mato Grosso do Sul (Core-MS), recebeu no inicio de novembro, apoio de profissionais de saúde dos Estados Unidos. Eles vieram para realização de um mutirão de atendimentos médicos nas comunidades indígenas. O intercâmbio contribui para a troca de informação dos profissionais de saúde e para um maior número de atendimentos aos indígenas.

Foram atendidas as comunidades de aldeias Água Branca, Bananal, Colônia Nova, Imbirussú, Lagoinha, Morrinhos e Ypegue. A cidade de Aquidauana, região leste do estado, possui nove aldeias com aproximadamente 6,1 mil indígenas.

Em três dias de atendimentos, foram realizadas 488 consultas. Dessas, 81 odontológicas, 179 oftalmológicas e 228 gerais. Além disso, a equipe médica estrangeira distribuiu gratuitamente óculos de grau no local para os indígenas.

De acordo o chefe do pólo-base de Aquidauana, Vilmar Carvalho de Oliveira, a visita dos profissionais estrangeiros contribuiu bastante. "Essas ações vão se somar ao atendimento prestado diariamente pela nossa equipe. Os intercâmbios são sempre bem-vindos, principalmente por disponibilizar para as comunidades exames e resultados imediatos de saúde", conta.

As equipes médicas do mutirão foram compostas por sete profissionais estrangeiros, dois oftalmologistas, dois dentistas, dois enfermeiros, dois estagiários de enfermagem, três tradutores, um bioquímico, um auxiliar de laboratório e um motorista com apoio dos agentes de saúde.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.