VOLTAR

Intercâmbio entre índios, trabalhadores urbanos e rurais

Campanha " Nós Existiimos"
24 de Fev de 2003

Campanha Nós Existimos promove primeiro encontro de solidariedade

A comunidade indígena Maturuca, na terra indígena Raposa Serra do Sol, vai receber 20 trabalhadores rurais e 20 urbanos, nos dias 4 e 5 de março, para o primeiro intercâmbio de solidariedade promovido pela campanha "Nós Existimos", que faz um esforço conjunto para aproximar índios, agricultores e trabalhadores da cidade na intenção de fortalecer a unidade dos excluídos de Roraima que lutam contra a impunidade e em defesa da vida.

A campanha lançada no 3o Fórum Social Mundial se desenvolve em frentes distintas em nível regional, nacional e internacional. A estratégia é fortalecer a aliança local entre os três segmentos e buscar aliados externos para pressionar os governantes a reconhecerem direitos constitucionais dos índios e definirem um modelo de desenvolvimento sustentável que assegure a dignidade dos trabalhadores do campo e da cidade sem destruir ao meio ambiente.

Os promotores da campanha definiram pauta comum e agenda de luta. Temas como a corrupção, incentivo ao latifúndio, degradação ambiental e demarcação das terras indígenas são os eixos da campanha que serão debatidos e aprofundados no intercâmbio, que concluirá com um documento de resoluções a ser enviado às autoridades.

A aldeia Maturuca foi escolhida por ser o centro da resistência dos indígenas na luta pela homologação da terra Raposa Serra do Sol. Recentemente, um membro da comunidade, o macuxi Aldo da Silva Mota, foi assassinado em conflitos com um fazendeiro da região. O objetivo também conhecer como vivem os índios, sua organização social, costumes e tradições, estabelecendo-se relações de respeito e solidariedade.

A campanha expressa ao mundo que os trabalhadores de Roraima, seja do campo ou da cidade, estão preocupados com o sofrimento que passa os povos indígenas e, da mesma forma, os índios solidários com os excluídos das áreas rural e urbana. O segundo intercâmbio acontece no final de março na área rural em local a ser definido pelos promotores da campanha. Por ocasião das comemorações do Dia do Trabalhador vai se realizar, na capital Boa Vista, o terceiro encontro dos três segmentos

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.