VOLTAR

Integrantes de Comitê Intertribal visitam Juruti para possível realização de Festival de Culturas Indígenas

G1 https://g1.globo.com/
10 de Nov de 2018

Integrantes do Comitê Intertribal Memória e Ciência (ITC) participaram de uma reunião na sexta-feira (9), em Juruti, no oeste do Pará, para verificar a viabilidade de realizar no município o Festival das Culturas Indígenas da Amazônia, em 2019. O ITC é um dos idealizadores dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI).

Acompanhados do prefeito da cidade, Henrique Costa, e da secretária de Cultura, Desporto e Turismo, Ariadne Lima, os integrantes do ITC, Marcos e Carlos Terena, visitaram os locais que podem servir de espaço para a realização das atividades.

Marcos explicou que o Festival é um evento que destaca a culinária, esporte, espiritualidade e tradição dos povos indígenas. "O Festival das Culturas Indígenas da Amazônia deve contar com a participação de representantes de várias etnias do Brasil e até do exterior. Esperamos que o evento reúna cerca de 600 indígenas vindos de vários estados brasileiros", informou.

"Assim como o nosso Festival das Tribos Indígenas, realizado há 24 anos, o Festival das Culturas Indígenas da Amazônia será mais uma oportunidade tanto para os nossos moradores quanto para os visitantes de conhecer a cultura indígena em sua essência", disse a secretária.

Os dois integrantes do ITC também foram recebidos por representantes das Tribos Muirapinima e Munduruku. "Nós estamos muito satisfeitos com a visita dos representantes do Comitê Intertribal Memória e Ciência Indígena e estamos confiantes que vai dar tudo certo para que o nosso município possa ser a sede do Festival das Culturas. Temos aqui uma verdadeira representação da cultura indígena em sua originalidade. Um evento desse porte tem muito a contribuir com o desenvolvimento do município, especialmente nas áreas da cultura e do turismo", disse o prefeito de Juruti.

Marcos e Carlos Terena retornam a Brasília para a elaboração do projeto do Festival das Culturas Indígenas da Amazônia. O evento ainda não tem data definida.

https://g1.globo.com/pa/santarem-regiao/noticia/2018/11/10/integrantes-…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.