VOLTAR

Integrantes da AGU discutem com lideranças indígenas medidas de compensação de impacto da construção da UHE de Belo Monte

AGU - http://www.agu.gov.br/
Autor: Uyara Kamayurá
29 de Mai de 2012

A Advocacia-Geral da União (AGU) está acompanhando de perto o andamento das obras da Usina Hidrelétrica (UHE) de Belo Monte, em Altamira, no Pará. Em visita técnica, os advogados e procuradores da AGU analisaram as medidas adotadas pelo empreendedor e pelo consórcio construtor no que se refere aos impactos da construção.

Durante o encontro, os membros da AGU discutiram as expectativas e dúvidas dos representantes das aldeias indígenas Wangan, Paquiçamba e Muratum, sobre os impactos que o empreendimento trará ao modo de vida deles. As tribos vivem nas Terras Indígenas Paquiçamba e Arara da Volta Grande todas localizadas próximas ao trecho do Rio Xingu.

A AGU participou da apresentação do Plano de Desenvolvimento Regional Sustentável (PDRS) Xingu com representantes do Governo e da sociedade civil local e Defensoria Pública Estadual. O grupo visitou, ainda, a área de igarapés, a unidade básica de saúde e a escola que foram construídas pela empresa responsável pelo aproveitamento Hidrelétrico de Belo Monte.

A equipe que visitou o local foi formada por advogados da União, procuradores federais e advogados da Eletronorte. A obra da UHE de Belo Monte integra as ações do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do Governo Federal.

http://www.agu.gov.br/sistemas/site/TemplateImagemTexto.aspx?idConteudo…

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.