Isto É - https://istoe.com.br/instituto-socioambiental-completa-30-anos-e-vira-tema-de-exposicao-em-
17 de Jun de 2024
Instituto Socioambiental completa 30 anos e vira tema de exposição em museu
ISA atua na defesa dos direitos de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais
Da Redaçãoi
17/06/2024 - 14:00
O Museu A Casa do Objeto Brasileiro realiza a exposição " ISA 30 Anos - Por Um Brasil Socioambiental", uma celebração das três décadas de atuação do Instituto Socioambiental (ISA) na defesa dos direitos de povos indígenas, quilombolas, ribeirinhos e outras comunidades tradicionais. A exposição será aberta ao público a partir do dia 22 de junho e permanecerá até o dia 25 de agosto de 2024, com visitação de quinta a domingo, das 10h às 18h, na sede do museu, localizada na Av. Pedroso de Morais 1216, em Pinheiros, São Paulo.
Com curadoria e expografia de Rosely Nakagawa, a mostra reúne materiais audiovisuais que ilustram os projetos desenvolvidos pelo ISA, além de objetos de arte indígena, artefatos artesanais. A exposição apresenta 30 painéis em tecido com mais de 100 imagens documentais de diversas ações do instituto ao longo das três décadas.
Os registros foram capturados por fotógrafos e antropólogos parceiros de longa data da organização, como Are Yudja, Carol Quintanilha, Christian Braga, Claudia Andujar, Linsker, Kamikiá Kisêdjê, Lalo de Almeida, Pedro Martinelli, Roberto Linsker, Rogério Assis e Victor Moriyama. De acordo com a curadora, "A ideia é atingir e comover o público não especializado, tornando a mostra de fácil compreensão para quem ainda não conhece a organização."
Renata Mellão, fundadora do Museu A CASA, expressa sua admiração pelo Instituto Socioambiental (ISA) e celebra a duradoura parceria iniciada em 1999, quando o antropólogo Beto Ricardo, sócio fundador do ISA, ministrou uma palestra no museu. "Somos grandes admiradores do instituto e é uma honra para nós abrigar essa exposição", afirma Renata.
Para enriquecer a experiência, as comemorações dos 30 anos do ISA contemplam uma extensa programação cultural voltada à conscientização e à informação sobre os povos indígenas no Brasil. As atividades incluem três rodas de conversas no "Papo de Casa", uma ação promovida pelo Museu A CASA que visa aprofundar o conhecimento por meio de diálogos abertos com protagonistas e especialistas da temática, além da exibição de filmes em realidade virtual.
Também haverá a apresentação da série de livros "Povos Indígenas do Brasil" e do projeto educativo "Povos Indígenas no Brasil Mirim". Igualmente, o público poderá interagir com o mapa" Terras e Povos Indígenas no Brasil", uma oportunidade única para conhecer as comunidades e explorar os territórios onde vivem as etnias.
https://istoe.com.br/instituto-socioambiental-completa-30-anos-e-vira-t…
As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.