VOLTAR

Instituto deve concluir 100 novos planos de manejo até o fim do ano, diz Rômulo a secretário

ICMBio - www.icmbio.gov.br
Autor: Priscila Galvão
06 de Abr de 2010

O novo secretário-executivo do Ministério Meio Ambiente, José Machado, visitou nesta terça (6) a sede do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em Brasília. Ele reuniu-se com diretores e gestores, de quem ouviu um balanço das ações realizadas desde a criação do Instituto.

O presidente do ICMBio, Rômulo Mello, destacou o trabalho dos servidores que redundou, entre outras conquistas, na elaboração de planos de manejo e na criação de conselhos consultivos em várias unidades de conservação. Ele listou ainda a contratação de 1.400 brigadistas, a capacitação de 828 agentes de fiscalização, a redução em 71% de UCs sem fiscais e de 78,7% na ocorrência de incêndios nas unidades.

Ele ressaltou também as ações em defesa das espécies ameaçadas de extinção e o fomento e execução de pesquisas nos 15 centros especializados do Instituto. Segundo o presidente, 87% das UCs realizam atividades nessa área, mantendo relacionamento com 14.500 pesquisadores cadastrados pelo Sisbio (Sistema de Monitoramento da Bioversidade).

Ainda segundo ele, houve um incremento de 82,95% de arrecadação nos parques nacionais e a aquisição de 256 veículos e de 1203 computadores para as unidades de conservação, que, assim, tornaram-se mais estruturadas. Ele destacou, por fim, o estímulo à criação de Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPN), que já são 529 em todo o País.

METAS - Rômulo falou também sobre as metas do ICMBio para 2010. De acordo com ele, o Instituto pretende concluir até o fim do ano 100 novos planos de manejo, 20 planos de ação nacionais para a conservação de espécies ameaçadas da fauna brasileira, contemplando 26% das espécies em risco de extinção, e a avaliação de 14 grupos de taxonômicos da fauna brasileira, com o aperfeiçoamento do Sisbio, que terá implantado o módulo de relatório

Com relação à estruturação administrativa do Instituto, Rômulo disse que a prioridade até o fim do ano é consolidar as 11 Coordenações Regionais e as Unidades Avançadas de Administração e Finanças (UAAFs), estruturar a Procuradoria Federal Especializada do ICMBio na Administração Central e Coordenações Regionais, viabilizar a publicação do decreto que traz a nova estrutura regimental e o quadro dos cargos em comissão e das funções gratificadas do Instituto e concluir a segundo fase do Planejamento Estratégico.

Além de Rômulo Mello, participaram do encontro com o secretário executivo do MMA os diretores do ICMBio Ricardo Soavinski (UCs de Proteção Integral), Paulo Maier (UCs de Uso Sustentável), Silvana Canuto (Planejamento), Fernando Dalava (substituto da Biodiversidade) e Daniel Oliveira, procurador geral do Instituto.

As notícias aqui publicadas são pesquisadas diariamente em diferentes fontes e transcritas tal qual apresentadas em seu canal de origem. O Instituto Socioambiental não se responsabiliza pelas opiniões ou erros publicados nestes textos. Caso você encontre alguma inconsistência nas notícias, por favor, entre em contato diretamente com a fonte.